O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), deve anunciar na próxima segunda-feira, 11, a instalação de câmeras do sistema Smart Sampa em 100 motos de agentes de segurança pública. A frota conta com 50 viaturas da Polícia Militar e 50 da Guarda Civil Metropolitana. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai participar do evento.
A medida visa principalmente identificar placas adulteradas em motos que circulam pela cidade. Um levantamento recente revelou que um mesmo registro, disponível em sites como o Mercado Livre, apareceu quase 5 mil vezes em um único mês em diferentes veículos.
São Paulo: violência contra policiais
Esse tipo de fraude alimenta sobretudo o comércio de motos roubadas e dificulta a identificação dos responsáveis por crimes e infrações. A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do recente episódio em que um policial da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) foi baleado na Zona Leste da capital paulista.


Conforme o prefeito, a medida é inédita em grandes cidades brasileiras e reforça o Smart Sampa como bandeira de seu segundo mandato. O objetivo é aumentar o monitoramento, agilizar respostas das forças de segurança e desestimular crimes relacionados a veículos irregulares.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste