Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha para o uso responsável de antimicrobianos é lançada pela ABPA

Para ampliar o uso responsável de antimicrobianos na produção de aves, suínos e ovos, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lançou nesta quarta-feira (1), em São Paulo, o Movimento Uso Consciente, Futuro Sustentável.

A ação é inspirada no conceito internacional de One Health (Saúde Única), que reconhece a interdependência entre saúde animal, humana e ambiental.

Assim, busca promover informação qualificada e estimular o engajamento dos elos da cadeia produtiva em torno de ações voluntárias de incentivo ao uso prudente de antimicrobianos na cadeia produtiva.

"Uma das bases do movimento é a parceria com entidades setoriais vinculadas à ABPA. A iniciativa será ativada em espaços como o SIAVS e em eventos organizados por parceiros da associação, criando oportunidades para a difusão de conteúdos técnicos e boas práticas", diz a Associação, em nota.

As ações incluem o lançamento de um hotsite oficial, que reunirá materiais educativos, minicursos digitais e agenda de cursos e eventos. Também serão divulgados materiais de comunicação em redes sociais, campanhas informativas e conteúdos técnicos de apoio às empresas signatárias.

“O movimento nasce para incentivar, unir esforços e valorizar práticas já presentes em nosso setor. É uma medida pelo incentivo à conscientização, que fortalece a cultura de responsabilidade e mostra que estamos atentos às expectativas da sociedade e dos mercados”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Já para a diretora técnica da entidade, Para Sula Alves, o movimento reforça um trabalho contínuo de educação e engajamento.

“Nosso objetivo é apoiar produtores, agroindústrias e profissionais com informações técnicas claras e acessíveis, que ajudem a orientar decisões no dia a dia da produção. Conscientizar é criar uma base sólida para o futuro, garantindo saúde única, qualidade dos alimentos e sustentabilidade para o setor”, completa.

Compartilhe:

Veja também: