fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha visa incentivar o consumo de arroz na população

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) representa cerca de 80% do cereal beneficiado no país. A entidade aprovou a criação de uma campanha para valorizar a importância do alimento na dieta da população brasileira.

“Esse Fundo Arroz vai trabalhar não só a questão de campanha midiática para aumento de consumo, mas também a realização de pesquisas, o reforço à cultura, ao hábito de consumo do arroz, a defesa institucional do arroz e o combate às desinformações”, afirma a diretora executiva da entidade, Andressa Silva.

Mesmo com as instabilidades nos preços, a Associação enxerga o arroz se mantém acessível à população. A campanha usará como estratégia o destaque ao valor nutricional do alimento, rico em aminoácidos e vitaminas, bem como a importância do grão para a segurança alimentar.

“O arroz é um produto tradicional, um produto sensível ao preço, então eventualmente, quando o preço do arroz aumenta, surgem aqueles movimentos de ‘substitua o arroz por’, então eles aproveitam o protagonismo do arroz para, muitas vezes, vilanizar esse produto ao invés de enaltecer as suas qualidades”.

Produção de arroz no Brasil

O Brasil é autossuficiente na produção do cereal e o nascimento da Abiarroz, que completa 15 anos, resultou na busca por novos mercados no exterior e a melhora da imagem do produto brasileiro. Contudo, para Andressa, o futuro traz desafios relacionados aos hábitos de consumo.

“É preciso trabalhar a exportação, para evitar que haja um excesso de oferta e uma demanda que não acompanhe e, com isso, haja um aviltamento de preços que prejudique a sustentabilidade da cadeia e, ao mesmo tempo, é preciso incentivar o consumo porque, havendo consumo, o produtor consegue se manter na atividade com a previsão de que aquele produto vai ser o produto ofertado, vai ser consumido, vai ser demandado”, considera a diretora.

Compartilhe:

Veja também: