
Evento reuniu gestores municipais de todo o país –
Entre 3 e 5 de novembro, Brasília sediou o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura – 15 anos dos CEUs das Artes – Tecendo Vínculos, e o município de Campo Largo foi convidado a participar do evento realizado na Explanada do Ministério da Cultura.
Reunindo gestores municipais de todo o país, o evento teve como principal finalidade promover a troca de experiências e a construção de soluções para os desafios enfrentados por aqueles que atuam nos equipamentos da Rede Territórios da Cultura.
Durante o encontro ocorreu o lançamento da cartilha Territórios da Cultura – Cuidar, Conectar, Transformar Guia de Gestão e Articulação Territorial de Equipamentos Culturais, além do edital de Boas Práticas, que premiará ações que acontecem nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) que buscam valorizar o trabalho criativo, colaborativo e transformador.
CEUS DAS ARTES – O encontro também celebrou os 15 anos dos CEUs das Artes, programa criado pelo Governo Federal no ano 2010 e que possui 300 unidades espalhadas por todo o Brasil. Instaladas em áreas de vulnerabilidade com o objetivo de promover a cidadania, realizam práticas esportivas de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, além de serviços socioassistenciais, promovendo ações culturais e de lazer para a comunidade ao capacitar artistas locais e fomentado a cultura comunitária.
Campo Largo foi representado pela Chefe de Divisão de Programação Cultural e coordenadora do espaço Estação Cidadania – CEU Meliane, Caroline da Silva. Com a temática Formação de Rede e Intersetorialidade, mostrou as parcerias firmadas entre o equipamento público de cultura, as secretarias municipais e a sociedade civil organizada, oferecendo ações efetivas e transformadoras à comunidade.
“O nosso CEU foi exemplo do Paraná pela intersetorialidade, pela nossa relação com a comunidade, a sociedade civil e as secretarias municipais,” explica Caroline. “Temos várias secretarias que desenvolvem atividades aqui ou utilizam o nosso espaço para a realização de alguma ação.”
Segundo ela, representar o estado do Paraná foi uma vitória que pode trazer mais visibilidade à Estação Cidadania – CEU Meliane. “Muitas pessoas não conhecem esse espaço que oferece tantas atividades, um espaço de troca de diálogo sempre aberto às pessoas que queiram desenvolver algo que traga a comunidade para o equipamento,” afirma. “Então, nossa ida a Brasília, essa troca de experiência e esse reconhecimento, acredito que vai agregar muito para os próximos anos.”
Com informações da assessoria de imprensa.


