Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campo Largo participa do 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura

Evento reuniu gestores municipais de todo o país –

Entre 3 e 5 de novembro, Brasília sediou o 1º Encontro Nacional de Gestores da Rede Territórios da Cultura – 15 anos dos CEUs das Artes – Tecendo Vínculos, e o município de Campo Largo foi convidado a participar do evento realizado na Explanada do Ministério da Cultura.

Reunindo gestores municipais de todo o país, o evento teve como principal finalidade promover a troca de experiências e a construção de soluções para os desafios enfrentados por aqueles que atuam nos equipamentos da Rede Territórios da Cultura.

Durante o encontro ocorreu o lançamento da cartilha Territórios da Cultura – Cuidar, Conectar, Transformar Guia de Gestão e Articulação Territorial de Equipamentos Culturais, além do edital de Boas Práticas, que premiará ações que acontecem nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) que buscam valorizar o trabalho criativo, colaborativo e transformador.

CEUS DAS ARTES – O encontro também celebrou os 15 anos dos CEUs das Artes, programa criado pelo Governo Federal no ano 2010 e que possui 300 unidades espalhadas por todo o Brasil. Instaladas em áreas de vulnerabilidade com o objetivo de promover a cidadania, realizam práticas esportivas de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, além de serviços socioassistenciais, promovendo ações culturais e de lazer para a comunidade ao capacitar artistas locais e fomentado a cultura comunitária.

Campo Largo foi representado pela Chefe de Divisão de Programação Cultural e coordenadora do espaço Estação Cidadania – CEU Meliane, Caroline da Silva. Com a temática Formação de Rede e Intersetorialidade, mostrou as parcerias firmadas entre o equipamento público de cultura, as secretarias municipais e a sociedade civil organizada, oferecendo ações efetivas e transformadoras à comunidade.

“O nosso CEU foi exemplo do Paraná pela intersetorialidade, pela nossa relação com a comunidade, a sociedade civil e as secretarias municipais,” explica Caroline. “Temos várias secretarias que desenvolvem atividades aqui ou utilizam o nosso espaço para a realização de alguma ação.”

Segundo ela, representar o estado do Paraná foi uma vitória que pode trazer mais visibilidade à Estação Cidadania – CEU Meliane. “Muitas pessoas não conhecem esse espaço que oferece tantas atividades, um espaço de troca de diálogo sempre aberto às pessoas que queiram desenvolver algo que traga a comunidade para o equipamento,” afirma. “Então, nossa ida a Brasília, essa troca de experiência e esse reconhecimento, acredito que vai agregar muito para os próximos anos.”

Com informações da assessoria de imprensa.


Compartilhe:

Veja também: