Gianluigi Donnarumma, ex-PSG e hoje no Manchester City, venceu, pela segunda vez na carreira, o Troféu Yashin de melhor goleiro do mundo na Bola de Ouro.
Nesta segunda-feira (22), o italiano superou concorrentes como Alisson, Emiliano “Dibu” Martínez e o seu substituto no PSG, Lucas Chevalier, e foi eleito pela revista France Football como o melhor goleiro da temporada 2024/25.
Aos 26 anos, Donnarumma conquistou o troféu após ter sido fundamental nas conquistas do PSG, que viveu campanha perfeita no futebol europeu. Foram quatro títulos: Uefa Champions League, Campeonato Francês, Copa da França e Supercopa da França.
Pouco depois, ainda quase levantou outro troféu, já que seu time foi vice-campeão do Mundial de Clubes, perdendo a final para o Chelsea.
Ao final da histórica da temporada, surpreendentemente, o goleiro italiano deixou o PSG em decisão que o treinador Luis Enrique admitiu ser “100% dele”.
“Donnarumma está fora do elenco porque é uma decisão minha. Sou 100% responsável. Quero um goleiro diferente e tomei essa decisão. Gianluigi é um dos melhores goleiros do mundo”, afirmou o espanhol.
Fora do PSG, Donnarumma já defende o Manchester City, treinado por Pep Guardiola, onde tem sido titular após a saída do brasileiro Ederson. São três jogos no novo clube, com apenas um gol sofrido.
No feminino, a vencedora foi Hannah Hampton, do Chelsea.