Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Candidato a prefeito de Nova York defende boicote a Israel

Novas imagens de uma entrevista concedida em junho de 2021 revelam o posicionamento de Zohran Mamdani, deputado estadual e candidato a prefeito de Nova York, em defesa do movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) contra Israel. A capital abriga a maior população judaica dos Estados Unidos.

Mamdani, que fundou o movimento pró-palestina Students for Justice in Palestine na universidade Bowdoin College, é socialista e já defendia boicotes acadêmicos a Israel durante o período universitário. Segundo o Influence Watch, o BDS busca isolar o país economicamente por meio de boicotes, desinvestimentos empresariais e sanções legais.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Em entrevista ao jornalista Naib Mian, que possui histórico de publicações anti-Israel — nas quais defende o lema “do rio ao mar” e acusa o Estado judeu de “fabricar o antissemitismo” — Mamdani explicou que considera essencial unir a luta palestina ao cotidiano, para demonstrar apoio em diferentes contextos.

“Não existe nada banal em enfrentar a brutalidade da ocupação e do apartheid“, afirmou, em referência a Israel. “Pode ser um contêiner, uma universidade financiada que desenvolveu tecnologia para as IDF, ou um evento com embaixador de Israel. Precisamos mostrar como é essa solidariedade”, disse Mamdani.

Na mesma entrevista, ele afirmou trabalhar em uma carta para incentivar medidas contra o que chama de “apartheid” e responsabilizar Israel. “Meu predecessor apoiava publicamente o Estado de Israel. Eu, por outro lado, apoio sem reservas a libertação palestina. Percebo que meu eleitorado, depois de minhas declarações, manifesta apoio maciço.”

Segundo Mamdani, há muitos distritos em Nova York que aguardam a oportunidade de expressar solidariedade à causa palestina. “É meu trabalho dar a essas pessoas quantas oportunidades forem possíveis e pressionar colegas e outros em posições de poder a fazer o mesmo.”

Grupos judaicos de Nova York criticam postura de Mamdani

O candidato à Prefeitura de Nova York afirmou ainda que “realmente que “ainda não atingimos o teto do apoio à luta do povo palestino por justiça”. A apuração é da emissora Fox News.

O apoio de Mamdani ao BDS tem recebido críticas de grupos judaicos locais. Seu pai, Mahmood, também já expressou apoio ao movimento, além de integrar o conselho consultivo de um tribunal internacional que pede sanções contra Israel.

Questionado sobre o tema durante a campanha, Mamdani afirmou em maio: “Meu apoio ao BDS é coerente com o cerne da minha política, que é a não-violência”.


Compartilhe:

Veja também: