As instabilidades continuam ativas nesta quinta-feira (2) em boa parte da região Sul. A combinação de um cavado em níveis médios da atmosfera e o aporte de umidade deve manter a formação de nuvens carregadas ao longo do dia.
No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar instável em grande parte do estado, com pancadas de chuva moderadas a fortes nas Missões, região central, noroeste, norte, vales e serra. Há risco de temporais isolados no planalto e no noroeste. No litoral, os ventos ficam mais intensos, com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Em Santa Catarina e Paraná, a chuva começa pela manhã e ganha força à tarde. Há risco de temporais com raios, ventos e volumes elevados, sobretudo no Oeste catarinense e no Centro-Sul do Paraná. Curitiba e Florianópolis devem registrar chuva forte e persistente. Apenas o norte do Paraná deve seguir com tempo firme e calor intenso.
No Sudeste, predomina o tempo aberto. A exceção é o Sul de São Paulo, a Zona da Mata e o Sul de Minas Gerais, além de trechos do litoral do Espírito Santo, onde podem ocorrer pancadas de chuva isoladas à tarde, com risco de raios e trovoadas. No interior paulista e mineiro, o destaque é o calor e a baixa umidade, que pode chegar a níveis de alerta e até emergência.
Enquanto no Centro-Oeste, as instabilidades se concentram no Sul e Oeste de Mato Grosso do Sul e no Oeste e Noroeste de Mato Grosso, com risco de pancadas fortes e temporais isolados. Já em Goiás e no Distrito Federal, o tempo segue firme, com sol, muito calor e baixa umidade do ar à tarde.
Já no Nordeste, os ventos marítimos mantêm a instabilidade no litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte. Entre Maceió e Natal, a chuva pode ser mais intensa em alguns momentos. No interior da região, o predomínio é de sol, calor e ar seco.
E no Norte, temporais atingem Amazonas, Rondônia e Acre já pela manhã, além do Oeste do Pará e Roraima. As pancadas podem ser fortes, mas isoladas. No Amapá e Tocantins, o tempo continua quente e seco.