Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Capital do leite: cidade produz 6 mil litros por habitante

No interior do Paraná, um município ostenta o título de capital do leite. Trata-se de Castro, que produz 450 milhões de litros desse alimento por ano, o equivalente a pouco mais de 6 mil litros por morador.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

Um dos motivos para o município ter a maior produção de leite do país é o fato de abrigar o maior rebanho leiteiro do Brasil. São cerca de 53 mil vacas, o que equivale a quase uma cabeça para cada habitante da Capital do Leite. Outro fator é a alta produtividade média.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produtividade de uma vaca em Castro é de 8,5 mil litros de leite por ano. Esse resultado é cerca de quatro vezes a média nacional.

Apenas cinco municípios registram uma produtividade maior por animal do que Castro. Três deles estão no Rio Grande do Sul: Casca (8,7 mil litros), Paraí (9,2 mil litros) e Anta Gorda (9,3 mil litros). Os outros dois são Carambeí, no Paraná (9,9 mil litros), e Araras, em São Paulo (11,9 mil litros).

Produção além da capital do leite

Segundo o IBGE, o Brasil produz 35 bilhões de litros de leite por ano. O rebanho leiteiro nacional conta com 15 milhões de cabeças. Minas Gerais é o estado com o maior número de vacas em ordenhas: cerca de 3 milhões.

Compartilhe:

Veja também: