Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Capitão da FEB morre aos 103 anos em Porto Alegre

O capitão reformado Elmo Diniz, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), morreu nesta segunda-feira, 14, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aos 103 anos.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Natural de Cruz Alta (RS), ele integrou o grupo de soldados enviados à Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Segundo a declaração de óbito, a causa foi morte súbita de origem cardíaca.

Elmo ingressou no Exército em 1939. Em 1944, já na capital gaúcha, foi convocado para atuar na Itália como parte da FEB. Sua função consistia em transportar fardas e suprimentos até a linha de frente. Permaneceu na carreira militar até 1962, quando se aposentou com a patente de capitão.

Capitão da FEB administrava pequeno museu em sua casa

Mesmo com mais de um século de vida, o veterano mantinha a lucidez e se dedicava a preservar a memória da campanha brasileira. Em 2024, no apartamento onde morava com a esposa, criou um pequeno museu com medalhas, cantis, fotos e homenagens.

A casa passou a receber visitas de estudantes do Colégio Militar e outros interessados na história da FEB. Em entrevista concedida à GZH dois meses antes de morrer, Elmo relembrou o frio intenso enfrentado no front italiano.

“O frio que passamos naquele inverno, nas nossas barracas, eu nunca esqueci”, disse o veterano. “De vez em quando a gente ganhava um maço de cigarros para ajudar a espantar o frio, mas eu distribuía para os colegas, porque nunca fumei.”

O Comando Militar do Sul divulgou nota oficial lamentando a perda e exaltando a trajetória do capitão. A manifestação destaca o exemplo de coragem e patriotismo deixado pelo ex-combatente.

O velório será realizado na manhã desta terça-feira, 15, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, das 9h às 11h.

Eis a integra da nota do Comando Militar do Sul:

“Com profundo pesar, o Comando Militar do Sul recebeu a triste notícia do falecimento do Capitão Elmo Diniz, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Aos 103 anos, o Capitão Elmo contagiava a todos com a sua vitalidade e alegria. Ao longo do tempo, participou de inúmeras atividades, organizadas pelo CMS, que rememoravam os feitos heroicos dos combatentes brasileiros na 2º Guerra Mundial. Com muita lucidez e bondade, transmitia a todos os seus conhecimentos, que seguirão vivos na memória de cada um que teve a honra de conhecê-lo.

Que seu exemplo de coragem, determinação e amor à pátria inspirem a todas as gerações.

Aos familiares e amigos do Cap Elmo, os nossos mais sinceros votos de força neste momento de dor.

Comando Militar do Sul.”

+ Leia também: “Uma guerra no microscópio”


Compartilhe:

Veja também: