Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Caracu, Simbrasil ou Canchim? a escolha para o gado de corte lucrativo

Pecuaristas, a escolha do touro certo para o cruzamento é o segredo para produzir um gado de corte lucrativo, especialmente quando se trata de raças com aptidão para leite. Vando Tarcísio Maia, de Cavalcante, no estado de Goiás, tem um plantel de matrizes com 5/8 zebuíno e 3/8 da raça leiteira australiana illawarra. Ele quer saber qual touro usar para produzir gado de corte com sua vacada e pensa em três opções: caracu, simbrasil ou canchim. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Nesta quinta-feira (11), o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em genética e cruzamento industrial de bovinos, respondeu à pergunta no quadro “Giro do Boi Responde”.

Ele explica que a melhor escolha depende da busca por heterose e da padronização de cor dos bezerros.

O segredo do cruzamento: choque de sangue e adaptabilidade

Tanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia OrientalTanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia Oriental
Tanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia Oriental

Alexandre Zadra ressalta que o principal objetivo do cruzamento é gerar heterose (vigor híbrido), um “choque de sangue” que potencializa as características desejáveis do animal.

Para isso, é preciso usar raças de grupamentos genéticos diferentes. Além disso, a adaptabilidade é fundamental, principalmente em um clima tropical como o de Goiás.

A base de matrizes de Vando Tarcísio Maia, com sangue zebuíno (Tabapuã e Guzerá leiteiro) e taurino (illawarra), é muito leiteira e já produz bezerros pesados. A próxima cruza deve focar em gerar heterose e manter a rusticidade para que os animais sejam lucrativos a campo.

Raças para o cruzamento: opções para todos os objetivos

Reprodutor Caracu em área de pastagem. Foto: Acervo/Renato Francisco Visconti FilhoReprodutor Caracu em área de pastagem. Foto: Acervo/Renato Francisco Visconti Filho
Reprodutor Caracu em área de pastagem. Foto: Acervo/Renato Francisco Visconti Filho

Para produzir gado de corte com a base de matrizes de Vando, Alexandre Zadra sugere diversas opções, dependendo da cor e das características que ele busca no bezerro:

  • Bonsmara: Se o objetivo for ter bezerros vermelhos retintos e com pelo curto, o bonsmara é uma ótima opção. Além de gerar 100% de heterose, o bonsmara produzirá animais bem adaptados ao clima tropical.
  • Caracu: Para um animal de grande porte, com pelo zero e 100% vermelho, o caracu vai muito bem. Ele também trará 100% de choque de sangue, resultando em um animal rústico e com boa conversão alimentar.
  • Canchim e Santa Gertrudis: Para um animal de grande porte e um cruzamento terminal, o canchim e o santa gertrudis são excelentes opções. O santa gertrudis também produz bezerros vermelhos retintos.
  • Brangus: Se a preferência for por bezerros de pelagem preta, o brangus, que tem o porte de um animal mais europeu, é uma excelente opção.

Alexandre Zadra não menciona o simbrasil, que seria uma das opções de Vando Tarcísio Maia.

O especialista reforça que a escolha do touro deve se basear na busca pela heterose, mantendo a adaptabilidade e o metabolismo necessários para a recria, seja a campo ou suplementada.

Compartilhe:

Veja também: