Empresas de call center especializadas em crédito consignado, voltadas para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ganham nova configuração depois de investigações da Polícia Federal (PF).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, apontado como o principal articulador de descontos irregulares em benefícios previdenciários, estabeleceu a Amigo Center S/A no mesmo endereço, em Brasília, onde funcionavam as companhias Truetrust e Callvox.
Ambas as empresas, ligadas a um esquema bilionário de fraudes envolvendo mensalidades associativas, tiveram os funcionários demitidos em 30 de maio. O novo negócio, aberto em 31 de março, antes da Operação Sem Desconto da PF, tem seu quadro societário formado também por Romeu Carvalho Antunes, filho de Careca do INSS, e já inicia contratações de operadores.
A empresa do Careca do INSS


O registro da Amigo Center S/A na Receita Federal foi feito com o e-mail de Milton Salvador de Almeida Junior, sócio de Antunes e de seu filho na Callvox e na Brasília Consultoria.
Dados que a PF obteve mostram que as empresas do lobista receberam R$ 53,5 milhões de entidades envolvidas no esquema e repassaram R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS. Elas utilizaram empresas e familiares para movimentar os valores.


Entre os 60 trabalhadores dispensados da Callvox e da Truetrust, somente 12 receberam salário de maio e FGTS, segundo relatos. Aqueles que receberam os valores assinaram acordos em que renunciaram multas rescisórias e outros direitos trabalhistas.
Um ex-colaborador registrou em vídeo que a nova Amigo Call Center utiliza até as cadeiras marcadas com a logomarca da Truetrust, apesar da mudança de CNPJ, funcionários e clientes.
Leia também: “Onde os idosos não têm vez”, artigo de Tiago Pavinatto publicado na Edição 267 da Revista Oeste
A operação da Amigo Center S/A será para bancos e instituições financeiras que oferecem crédito consignado a aposentados. A empresa ainda não atende o público, mas sua conta no Instagram, restrita, reúne cerca de 60 seguidores e afirma que seu compromisso é cuidar dos clientes. “Mais que crédito, é cuidado de amigo”, diz uma publicação.