Durante o desabamento da ponte que ligava os Estados de Tocantins e Maranhão, duas carretas que carregavam ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins. O incidente ocorreu no domingo 22.
O Corpo de Bombeiros de Estreito (MA) informou que as duas carretas estão submersas, sem informações precisas sobre o número de ocupantes.
No desabamento, um carro de passeio também foi afetado, com duas pessoas dentro, das quais apenas uma sobreviveu. Além disso, uma moto caiu, resultando na morte de uma pessoa.
Presença de ácido no rio interrompeu buscas
O Corpo de Bombeiros do Tocantins mencionou “aproximadamente 11 vítimas”. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins relatou que as buscas subaquáticas foram parcialmente suspensas depois da identificação de vazamento de produtos perigosos, além do ácido sulfúrico.
Mesmo com a interrupção das operações de mergulho, as buscas continuam na superfície com o uso de embarcações.
A PRF do Maranhão revelou que o desabamento ocorreu por volta das 14h50, interrompendo a ligação com o Estado do Tocantins.
Detalhes sobre a ponte
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecida como “Ponte JK”, foi construída de concreto armado e inaugurada em 1960. Com 533 metros de extensão, a estrutura está localizada na Rodovia BR-226, que liga Belém a Brasília.
O vereador Elias Junior (Republicanos), de Aguiarnópolis (TO), filmou o momento em que a ponte desabou.
O parlamentar estava denunciando a precariedade da via, que apresentava rachaduras, quando, de repente, a pessoa que o acompanhava o alertou para sair do local, porque o chão estava se abrindo. Eles conseguiram sair a tempo, antes que a Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira caísse.
“Se meu amigo não estivesse ali, talvez eu não estaria aqui conversando com você”, disse Elias Junior, em entrevista ao portal UOL. “Deus nos deu um livramento.”
Pelas redes sociais, o governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse ter recebido com “tristeza” a informação sobre o desabamento da estrutura.
“Tivemos vítimas”, declarou. “Falei com o prefeito Wanderly Leite, nosso companheiro de Aguiarnópolis (TO). Ele disse ter perdido uma pessoa da cidade. Caíram veículos e motocicletas lá.”
Em outro vídeo, Barbosa disse ter acionado o Corpo de Bombeiros, além de um quartel e mergulhadores de Palmas. “O local tem uma profundidade acima de 50 m e com grau de dificuldade grande”, afirmou.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste