Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Carta de Trump fala mais de liberdade que economia

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que a carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva “tem muito mais, ou quase tudo, a ver com valores e liberdade, do que com economia”.

Pelas redes sociais, neste domingo, 13, Bolsonaro disse estar preocupado com a nova tarifa imposta ao Brasil pelos EUA, mas destacou que as autoridades brasileiras têm meios para evitar prejuízos ao país.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Não me alegra ver sanções pessoais, ou familiares, a quem quer que seja”, afirmou o ex-presidente. “Não me alegra ver nossos produtores do campo ou da cidade, bem como o povo, sofrer com essa tarifa de 50%.”

Bolsonaro ressaltou a forma agressiva com que Trump costuma conduzir suas negociações e disse que o impasse com os EUA poderá ser sanado com o fim da perseguição política no Brasil.

“O tempo urge, as sanções entram em vigor no dia 1° de agosto”, disse. “A solução está nas mãos das autoridades brasileiras. Em havendo harmonia e independência entre os Poderes nasce o perdão entre irmãos e, com a anistia também a paz para a economia.”

O ex-presidente tem feito uma série de publicações com críticas ao tratamento desigual dado pelo Judiciário a políticos de direita. Nessas publicações, Bolsonaro cita atos mais graves cometidos por lideranças da esquerda que sequer entraram na mira da Justiça.

No sábado 12, Bolsonaro resgatou um vídeo em que a atual ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, questiona a lisura das eleições de 2018. No vídeo, Gleisi defende anulação do pleito.

“Por que quando alguém apenas propõe melhorias no processo eleitoral com o objetivo de fortalecer sua transparência, já se cogita inelegibilidade e até prisão, sob o pretexto de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito?”, disse Bolsonaro em publicação no X. “Mas, quando outros afirmam algo muito mais grave, reina o silêncio institucional?”

Leia também: “A conta chegou”, artigo de Silvio Navarro publicado na Edição 277 da Revista Oeste

Em seguida, Bolsonaro completou: “Será que opiniões e suspeitas são crime apenas dependendo de quem as expressa?”

No mesmo dia, o ex-presidente questionou a omissão do Supremo Tribunal Federal (STF) diante de ataques e declarações falsas feitas por Lula. Segundo Bolsonaro, as instituições que antes reagiam com inquéritos, censura e prisões a qualquer crítica ao Judiciário agora se mantêm em silêncio diante das falas do petista.

Lula tem feito acusações graves contra o governo anterior, sem apresentar provas, e não sofre qualquer consequência institucional.

O ex-presidente reclamou da cobertura da Rede Globo

Também no sábado 12, Bolsonaro criticou a Rede Globo e afirmou que o conglomerado é uma “máquina de mentiras financiada pelo governo”. Na avaliação de Bolsonaro, a emissora usa o dinheiro do pagador de impostos para “controlar” a população, ditando o que deve ou não ser considerado verdade.

Leia mais:


Compartilhe:

Veja também: