A convocação da seleção brasileira para a Data Fifa de setembro acontece na próxima segunda-feira (25), mas o debate sobre a presença de Neymar já esquenta os bastidores. Depois da goleada sofrida pelo Santos diante do Vasco, por 6 a 0, no Morumbis, neste domingo (17), o atacante voltou a ser alvo de críticas, inclusive de dois nomes de peso do futebol: Vanderlei Luxemburgo e Walter Casagrande.
No programa Galvão e Amigos, da TV Bandeirantes, os comentaristas foram duros ao avaliar o momento do camisa 10 e a possibilidade de Carlo Ancelotti chamá-lo de volta.
“Se convocar o Neymar, vai ser o primeiro grande erro do Ancelotti como treinador da seleção brasileira”, iniciou Casagrande.
O ex-jogador ainda reforçou que Neymar virou “protagonista” por motivos errados: “Ele saiu de um dos responsáveis pela derrota para uma vítima. Ficou todo mundo olhando o choro dele. Ele não jogou nada e não vem jogando nada. Jogar 90 minutos não significa que o cara está jogando bem, principalmente o Neymar. Quem tem peito para substituir o Neymar? Ninguém. Segundo, qual a intensidade que ele joga para ficar 90 minutos em campo? O Santos perde a bola, ele para, fica andando. Só joga quando a bola vai para ele.”
Luxemburgo, que já comandou Neymar, adotou um tom mais brando, mas também não defendeu a convocação imediata do craque:
“Eu não levaria agora. Por quê? Porque ele não está jogando o que tem para jogar. No momento, ele não merece, mas quero ele na Copa do Mundo.”
Desde o seu retorno ao Santos, Neymar marcou seis gols, entre eles três no Brasileirão, um deles contra o Flamengo, e mais dois em vitória sobre o Juventude. Na próxima rodada, quando o Alvinegro encara o Bahia, fora de casa, o craque não estará em campo, já que está suspenso.