Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Casal goiano investe em máquinas com apoio do crédito rural

De puxar leite nas madrugadas frias a se tornar referência em hortaliças na região, a trajetória de Márcio Pereira Martins é marcada por coragem e planejamento.

Em 2010, ele deixou o transporte de leite para investir no cultivo de maracujá. Logo depois, apostou em estufas e folhosas, consolidando um negócio que hoje abastece 90% dos sacolões e mercados de Alexânia, interior de Goiás (GO).

Mas a mudança não foi por acaso. Ao observar o ciclo rápido das hortaliças e a demanda constante, Martins e sua esposa, Maria, perceberam que poderiam garantir vendas diárias e fidelizar clientes.

Por isso, adotaram um sistema de plantio programado, alinhado com os viveiros, para evitar qualquer falha no fornecimento.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Na foto, aparece uma mulher de chapéu ao lado direito e à esquerda está um homem. Ao fundo um tratorNa foto, aparece uma mulher de chapéu ao lado direito e à esquerda está um homem. Ao fundo um trator
Maria e Márcio Martins, Alexânia (GO). Foto: Divulgação Canal Rural/ Fabiana Bertinelli

Planejamento e crédito rural

O crescimento foi impulsionado pelo uso estratégico do crédito rural, aproveitando os juros baixos e investindo apenas no que traria retorno garantido. O primeiro financiamento, em 2015, foi destinado à compra de trator, carreta e roçadeira.

Após quitar, partiu para o segundo crédito, desta vez, adquirindo adubadeira, máquinas para preparo de canteiros e quatro novas estufas. Com cada crédito pago, Márcio se fortalecia para buscar o próximo.

Atualmente, está no terceiro financiamento, voltado para energia solar e novos equipamentos. Segundo ele, a regra é simples: quitar primeiro para depois investir novamente, sempre com “o pé no chão.”

Mas o segredo mesmo fica com a Maria que administra a propriedade. “Anoto tudo o que a gente vende, pago todo mundo e faço o controle do que sobra para ver o lucro que tivemos”, conta Maria. E Martins complementa: “Se eu não tivesse uma parceria dessas aqui, como a da minha esposa, não daria para tocar, não”, finaliza.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Arte com os horários do programa Porteira Aberta EmpreenderArte com os horários do programa Porteira Aberta Empreender
Às quintas-feiras, às 17h45, no Canal Rural. Foto: Arte Divulgação | Canal Rural

Compartilhe:

Veja também: