Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Castrense Lucas Rugiski vai disputar a elite do handebol nacional | Correio dos Campos

COM ASSESSORIAS – Das quadras de Castro para o cenário profissional do handebol brasileiro, o atleta Lucas Rugiski acaba de ser contratado pelo São Carlos Handebol, equipe tradicional do estado de São Paulo. O jovem de 23 anos disputará duas das maiores competições da modalidade no país: o Super Paulistão e a Liga Nacional de Handebol.

Atleta das escolinhas de base da Prefeitura, Lucas começou a praticar o esporte aos oito anos incentivado pelo pai, Marcial Rugiski, que era treinador na Secretaria Municipal de Esportes. Sempre participou das competições regionais e estaduais, colecionando títulos com a equipe do município. Em 2024, ao marcar 67 gols no Campeonato Paranaense, ficou entre os cinco melhores atletas, em meio a quase 180 participantes. Já jogou por outras equipes renomadas do Paraná e, atualmente, é armador da equipe que representa Castro nos campeonatos.

“Me encantei por esse esporte desde pequeno. Sempre estive grudado nas costas do meu pai, nas várias competições, nos jogos. Já joguei por vários municípios. Em 2018 fui chamado para o acampamento nacional da Seleção Brasileira. Sempre me dediquei bastante e estive no meio de equipes fortes, mas agora veio o contrato”, relata Lucas.

Para ele, a experiência num clube de alto nível mistura muita emoção, desafio e a chance de competir com atletas de alto rendimento, numa equipe de ponta. “Sinto uma grande responsabilidade, mas também uma enorme motivação pela oportunidade de trabalhar com treinadores experientes, de aprender com os melhores jogadores e de fazer parte de uma equipe que busca sempre a vitória e a glória. É um sonho que se torna realidade e estou preparado para dar tudo de mim e fazer essa oportunidade valer a pena. Estou ansioso e quero superar meus limites. Deixar minha marca, representar uma família, uma história, uma cultura do handebol castrense”, diz.

Uma das principais inspirações do jogador continuará sendo a paixão pelo esporte, herdada do pai. Emocionado, ele afirma que não chega sozinho a esta nova etapa de sua vida. “Com certeza, trago o nome da nossa cidade, nosso esporte castrense, e principalmente trago junto o nome de uma família, não só da minha, mas da família handebol, que tem um legado enorme através do meu pai. Por ele vou mais longe ainda. Quero eternizar essa família MR7. Quero me dedicar ao máximo para estar entre os melhores atletas”, finaliza o jovem, que também tem ao seu lado o irmão Bruno Rugiski, seu atual treinador.

“Lucas é fruto do trabalho de base desenvolvido em Castro, cidade que há anos revela talentos para o esporte. Cresceu no ambiente do handebol, incentivado pelo nosso pai, uma das figuras mais importantes na história da modalidade no município. Acompanhei de perto cada passo de sua formação e hoje sou seu técnico, com muito orgulho da trajetória que está construindo”, ressalta Bruno.

Segundo o técnico, a Liga Nacional de Handebol é a principal competição da modalidade no Brasil, reunindo os melhores clubes e atletas do país em uma disputa de alto nível técnico e visibilidade nacional. Já o Super Paulistão, organizado pela Federação Paulista, é considerado o campeonato estadual mais forte da América do Sul, conhecido por sua organização, competitividade e por revelar grandes nomes do esporte.

“Participar desses campeonatos representa um passo enorme na carreira do Lucas e coloca seu nome entre os atletas em ascensão no cenário nacional. Sua trajetória mostra que, com dedicação, disciplina e apoio, é possível transformar sonhos em realidade”, comenta o técnico.

Compartilhe:

Veja também: