Garrafas foram apreendidas por falta de rótulo, ausência de registro do MAPA e/ou sinais de adulteração –
As equipes de Vigilância em Saúde e do Procon de Castro realizaram, nesta segunda-feira (20), o descarte de cerca de 200 garrafas de bebidas alcoólicas irregulares. Os produtos foram apreendidos durante operações em bares e distribuidoras na cidade.
As operações, que também contam com o apoio das forças de segurança, visam combater o comércio de bebidas alcoólicas fora das normas exigidas pela Lei. As garrafas apreendidas apresentavam irregularidades, como falta de rótulo, ausência de registro do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e sinais de adulteração.
Os materiais foram descartados no aterro sanitário do município. Os fornecedores tiveram um prazo de 15 dias para apresentar defesa e solicitar a liberação dos produtos após as autuações.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Natalie Cotrim Zahdi, destaca que a fiscalização continuará sendo reforçada nos estabelecimentos de comércio de bebidas. “Vamos continuar estas operações e pedimos aos consumidores que estejam sempre atentos em relação a adulteração das embalagens e a procedência do produto”, diz.
A dirigente do Procon, Cinara Marques de Souza, ressalta que os órgãos públicos estão abertos para esclarecimentos neste tipo de situação. “Caso haja alguma dúvida referente a procedência de alguma bebida, entre em contato com o Procon e a Vigilância Sanitária de Castro. Nós estamos sempre a postos para auxiliar tanto a população, quanto os fornecedores”. O telefone do Procon é (42) 2122-5111; já a Vigilância em Saúde pode ser contatada pelo (42) 2122-5203.
A venda de bebidas alcoólicas de procedência irregular pode gerar desde notificações ao comerciante, até multas, perda de alvará e até prisão.
Com informações da assessoria de imprensa.