Evento reúne representantes de povos e comunidades tradicionais de todo o país; propostas de Castro estão em debate na etapa nacional
Publicado: 17/09/2025, 01:30

Os castrenses Liliane Cardoso e Vanderson Roberto Benítez foram selecionados como delegados para ajudar a representar o Paraná –
Castro está representada na 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que acontece nesta semana no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento, considerado um marco na luta contra o racismo e na construção de políticas públicas voltadas à equidade, reúne representantes de povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil.
Liliane Cardoso, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e da Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, e o indígena Vanderson Roberto Benítez estão entre os representantes quilombolas e indígenas do Paraná.
Segundo Liliane, a participação de Castro na Conapir é motivo de orgulho. “É uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma honra trazer a realidade do nosso município para o debate nacional, contribuindo para um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou.
Vanderson, que é da comunidade coletivo Yvy Iporá, do distrito de Abapan, destaca que pela primeira vez Castro tem essa representatividade. “É muito importante a presença da nossa delegação. Ainda mais com dois delegados, uma mulher quilombola e um indígena. Nos une ainda mais. Inclusive, no próximo mês faremos um Feira de Sementes Crioulas e Culturas Indígenas em conjunto na comunidade”, antecipa.
Os dois também foram selecionados para participar da instalação da Comissão Especial da PEC 27/2024, uma proposta de emenda à Constituição Federal que pretende criar um Fundo Nacional de Reparação Histórica e Econômica e de Promoção da Igualdade Racial (FNREPIR) para promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social dos brasileiros pretos e pardos, na Câmara dos Deputados.
COMPIR E CONFERÊNCIAS – O Compir de Castro foi criado em 2022, mas somente agora em 2025, o município realizou a sua 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, cujas propostas avançaram para a etapa estadual e, agora, chegaram à etapa nacional, mostrando a força da mobilização local.
A Conapir, criada em 2005, é o principal espaço de diálogo e definição de diretrizes para as políticas públicas de promoção da igualdade racial no país. Após sete anos sem edição – a última aconteceu em 2018 – o evento retorna em 2025 reunindo representantes de comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, negras urbanas e da população LGBTQIA+, entre outras.
A 5ª Conapir segue ao longo da semana, com debates e apresentação de propostas que irão orientar o fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial. Quem quiser acompanhar os principais destaques da Conferência pode acessar o perfil oficial no Instagram: @5conapir.
Com informações da assessoria de imprensa.