Um cavalo morreu depois de ter as patas mutiladas com um facão na zona rural de Bananal, interior de São Paulo. O episódio ocorreu no último fim de semana. O assunto viralizou nas redes sociais. Diversas pessoas se solidarizaram com o caso e pediram punição.
É difícil acreditar no que aconteceu em Bananal. Um cavalo teve suas patas cortadas por alguém que ousamos chamar de “ser humano”.
Não existe justificativa para tamanha barbaridade. Quem faz isso com um ser inocente e indefeso é incapaz de compreender o valor da vida! pic.twitter.com/IEOzjzTUvJ
— jennie⁷ Cαssαno in borderland 🃏 (@jenniecassano) August 19, 2025
A Polícia Civil investiga a denúncia de maus-tratos contra Andrey Guilherme Nogueira de Queiroz, de 21 anos. Ele seria o tutor do animal. A Prefeitura de Bananal informou que acompanha o caso em conjunto com as autoridades.
Cavalo já estaria morto, diz tutor
Segundo o boletim de ocorrência, o tutor confirmou ter golpeado as patas do cavalo. O rapaz, contudo, disse que o animal já estava morto naquele momento. Ainda de acordo com o registro policial, uma testemunha relatou que participava de uma cavalgada ao lado do tutor quando o cavalo branco teria se cansado e deitado no chão. Nesse instante, segundo o relato, o tutor teria dito: “Se você tem coração, melhor não olhar”, antes de sacar o facão.
A Prefeitura de Bananal emitiu nota repudiando qualquer ato de crueldade contra animais e informou que encaminhou o caso imediatamente à Delegacia de Polícia e à Polícia Ambiental para apuração, identificação e punição dos responsáveis.


A mesma nota destacou que a administração municipal está colaborando com as autoridades para que os fatos sejam devidamente esclarecidos. A testemunha afirmou que passou mal e deixou o local sem saber o que ocorreu em seguida.
Mais tarde, soube que o cavalo havia sido arrastado para outro ponto, o que dificultou a perícia e a investigação da causa da morte. O caso segue sob apuração da Polícia Civil, que deve colher novos depoimentos e analisar as circunstâncias do crime.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste