Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CBF anuncia mudanças no calendário do futebol brasileiro até 2029

A CBF oficializou nesta quarta (1º) um novo calendário para 2026–2029 com grandes mudanças: o Brasileirão Betano começará no fim de janeiro, a Copa Betano do Brasil terá decisão em jogo único após o término do nacional, a Supercopa abrirá a temporada e os estaduais serão reduzidos para 11 datas.

A reformulação tem dois eixos: diminuir a maratona dos clubes da Série A e dar calendário mais amplo aos times das divisões inferiores. Segundo a entidade, 82 equipes serão incorporadas ao cenário nacional e o pacote exigirá investimento aproximado de R$ 82 milhões. Hoje, um time da elite disputa em média 67,5 partidas por ano e a projeção é cortar até 9 jogos desse total.

Os estaduais encolhem de 16 para 11 datas (mantendo três meses de duração) e o Brasileirão Betano começa no fim de semana de 28 e 29 de janeiro, em paralelo aos torneios das federações (janeiro/março). O desenho reserva uma pausa maior para a Copa do Mundo, estimada em 55 dias sem os jogadores convocados, com 15 dias de recesso aos elencos. Haverá sobreposição com as fases preliminares da Libertadores, nesses casos, partidas do Brasileirão Betano serão adiadas. A CBF ainda tenta, a partir de 2027, trocar as vagas prévias por mais um acesso direto à fase de grupos.

A Copa Betano do Brasil ganha novo formato e mais participantes: de 92 para 126 clubes. As quatro primeiras fases serão disputadas em jogo único entre times de menor ranqueamento, e os 20 da Série A entram na 5ª fase. Dali em diante, mata-mata com ida e volta até a decisão, que passa a ser final única em sede pré-definida, encerrando a temporada — previsão de um mês entre as semifinais e a final para logística de torcedores. A proximidade com a Copa Intercontinental pode gerar intervalo de apenas três dias em 2026. Campeões da Série C e D, além de representantes da Copa do Nordeste, da Copa Verde e da nova Copa Sul-Sudeste, entram já na terceira fase.

Os regionais serão disputados após os estaduais, concorrendo com o Brasileirão Betano e torneios CONMEBOL. Por isso, clubes classificados para Libertadores ou Sul-Americana não poderão jogar os regionais. A Copa do Nordeste sobe para 20 times (quatro grupos de cinco). A Copa Verde se divide em duas conferências (Norte e Centro-Oeste, com o Espírito Santo), cujos campeões se enfrentam pelo troféu e ambos garantem vaga na Copa do Brasil. Nasce a Copa Sul-Sudeste, com 12 clubes (dois por estado: SP, RJ, MG, RS, SC e PR) sem calendário internacional, separados em dois grupos de seis.

Nas divisões de acesso, a Série C inicia ajuste para ampliar o quadro até 2028: apenas dois rebaixados e seis acessos vindos da Série D, alcançando 24 equipes em dois anos e 28 clubes ao fim do ciclo. A Série D salta de 64 para 96 participantes já em 2026, estendendo a temporada para times do interior e de menor orçamento.

  • Datas-base divulgadas: Estaduais: 14/01 a 15/03; Brasileirão Betano: 28/01 a 02/12; Regionais: 25/03 a 07/06; Copa Betano do Brasil: 18/02 a 06/12. A Supercopa do Brasil seguirá abrindo o ano, com sede a definir.

Entenda o novo calendário do futebol brasileiro até 2029:

Compartilhe:

Veja também: