A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta terça-feira (21) os áudios do VAR dos lances mais polêmicos de Santos 0 x 1 Vitória, na última segunda-feira (20), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.
A arbitragem, que teve Rafael Rodrigo Klein como juiz principal e Emerson de Almeida Ferreira no comando do vídeo, foi mais uma vez criticada, com o astro Neymar demonstrando revolta em suas redes sociais depois da partida.
O Peixe reclamou tanto da anulação de um pênalti dado por Klein, com Ferreira recomendando revisão, quanto da penalidade marcada para o Vitória – no campo, Klein não havia marcado, mas mudou de ideia após ir ao monitor.
Veja abaixo como foram os diálogos de cada lance:
PÊNALTI ANULADO DO SANTOS
-
AVAR: Penal marcado. Penal.
-
VAR: Nessa primeira imagem o jogador está chutando o chão. Aguarde, Klein. Aguarde.
-
VAR: Jogador chutou o chão e o jogador 43 está com o braço nas costas dele só de referência. O braço do vermelho é referência e o jogador de branco chuta o chão. Não penal. Concorda?
-
AVAR: Concordo.
-
VAR: Klein, recomendo uma revisão para não penal.
[Árbitro vai ao monitor]
-
VAR: Klein, o que acontece: o jogador de branco chuta somente o chão. O jogador de vermelho, que está disputando a bola com ele, só está com o braço de referência.
-
ÁRBITRO: OK, perfeito. O n° 43 não calça. Ele [atacante] chuta o chão.
-
VAR: Perfeito, exatamente.
2:03
Foi pênalti? Santos tem pênalti contra o Vitória cancelado após revisão do VAR
Santos e Vitória se enfrentam na Vila Belmiro
PÊNALTI MARCADO PARA O VITÓRIA
-
AVAR: … Tem que olhar a situação, tá?
-
VAR: Deixa eu ver a ação do defensor. O (jogador de uniforme) branco joga a bola e depois o goleiro pula por cima do atacante. Esse defensor já tinha jogado a bola. O (jogador de uniforme) vermelho não tinha mais a possibilidade de disputar a bola.
-
AVAR: Estamos checando, Klein.
-
ÁRBITRO: O (jogador de uniforme) branco tira bola de cabeça e eu não vejo ação do goleiro por trás.
-
VAR: Para mim o goleiro não tinha condição de jogar essa bola. Está longe, está vendo? O defensor joga e depois ele [goleiro] atropela o atacante. Impacta na ação dele.
[VAR abre microfone para falar com árbitro]
-
VAR: Klein, vou te sugerir uma revisão. O goleiro não tinha possibilidade de disputar a bola. O defensor joga e, em seguida, ele [goleiro] atropela o atacante.
-
ÁRBITRO: Perfeito. De forma imprudente e enquanto a bola estava ainda em jogo, o goleiro do Santos atinge o atacante. A bola estava em jogo. Tiro penal sem cartão, OK?
-
VAR: Sem cartão. OK.
1:22
‘A mão nas costas é só de referência…’; veja a conversa do VAR com o árbitro de campo em Santos x Vitória
Vitória venceu o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro