
A CBF divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro Sávio Pereira Sampaio e o VAR no lance que gerou o pênalti e a expulsão de Agustín Giay na derrota do Palmeiras para o Grêmio. A mudança de interpretação durante a checagem causou forte indignação de Abel Ferreira e da comissão técnica alviverde.
A expulsão de Giay no duelo entre Grêmio e Palmeiras voltou a ganhar força após a divulgação, nesta quarta-feira (26), do áudio da equipe de arbitragem responsável pela revisão da jogada. O lance ocorreu no pênalti assinalado sobre Arthur, que antecedeu o terceiro gol gremista. Durante a checagem no monitor, Sávio Pereira Sampaio inicialmente considerou a ação como “DOGSO (impedir uma clara oportunidade de gol) com disputa”, o que resultaria apenas em cartão amarelo.
A cabine do VAR, porém, discordou da avaliação do campo. No diálogo divulgado pela CBF, os árbitros de vídeo afirmam que o lateral palmeirense “salta nas costas do jogador” e não tenta disputar a bola, o que caracterizaria DOGSO sem tentativa de jogo.
Eu não vejo disputa da bola. Para mim ele salta… Eu vou recomendar a revisão”, diz um dos membros do VAR.
Após rever o lance, Sávio modifica a decisão e declara:
Realmente ele não visa a bola, cartão vermelho.”
A mudança de critério deixou o ambiente do Palmeiras tenso. Abel Ferreira demonstrou irritação ainda durante a revisão e acabou advertido com cartão amarelo por reclamação. Após o jogo, o treinador reforçou o descontentamento com a arbitragem e citou episódios anteriores em que, segundo ele, o clube foi prejudicado no Brasileirão Betano.
Com o resultado, o Palmeiras permaneceu na vice-liderança com 70 pontos, enquanto o Grêmio subiu para a 9ª posição. O Verdão agora volta suas atenções para a final da Libertadores, no sábado (29), contra o Flamengo, no Monumental de Lima. O próximo compromisso do Tricolor gaúcho será diante do Fluminense, na terça-feira (2), na Arena.


