Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

celebre o Dia Mundial do Chocolate

A mais famosa derivação do cacau, o chocolate é festejado na Páscoa e em diversos outros momentos especiais, mas é em outra data que ele é oficialmente reconhecido: hoje, dia 7 de julho.

Alguns dizem que o Dia Mundial do Chocolate é uma referência à data em que o produto chegou à Europa, em 7 de julho de 1550, mas não há confirmação histórica precisa a este respeito. De qualquer forma, não são precisos motivos para apreciar um bom chocolate.

Com várias facetas, seja ao leite, meio-amargo, amargo, branco ou com especiarias cujo limite é a imaginação do mestre chocolatier, o fato é que ele se adequa aos mais variados gostos.

Brasil: potência do cacau

O Brasil tem o histórico de ser um dos maiores produtores da matéria-prima da iguaria. Em 2023, por exemplo, o país produziu 240 mil toneladas de cacau em amêndoas secas. Por aqui, Bahia e Pará lideram na colheita do fruto.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo anual per capita por aqui é de 2,9 kg, dado que coloca o Brasil entre os maiores degustadores da iguaria, mas ainda significativamente atrás de Estados Unidos, Suíça e Alemanha, por exemplo.

Chocolate: bebida dos deuses e artigo de luxo

Apesar de não ser possível indicar um acontecimento que marque o Dia Mundial do Chocolate, a sua história na América do Sul é muito antiga. Os maias e astecas tinham o cacau como símbolo sagrado e o utilizavam na preparação de uma bebida sagrada: o “xocolatl”, a bebida dos deuses.

Após expedições às Américas, já no século 16, Hernán Cortez, leva a iguaria para a Europa, onde foram adicionados açúcar e leite, o tornando um artigo de luxo. Com a revolução industrial surgem as grandes chocolaterias europeias como Lindt, Nestlé, e a Hershey’s, nos Estados Unidos.

O chocolate chega ao Brasil no ano de 1746, como presente ao fazendeiro Antônio Dias Ribeiro, no estado da Bahia, que pelas condições favoráveis de clima e solo, logo passou a ser um dos principais polos produtores do cacau.

Benefícios do chocolate

Apesar de o chocolate ser um assunto tabu no mundo da saúde, é possível traçar os benefícios que o alimento traz para a saúde. Um deles é a redução na pressão arterial, fato possível pela presença dos flavonoides que possuem efeitos vasodilatadores.

Outro benefício do chocolate é o efeito antioxidante que previne a formação de placas de gordura nas artérias reduzindo os níveis de colesterol. Somado a isso o cacau também é uma poderosa fonte de ferro.

Outro efeito popular do chocolate é a produção de endorfina e serotonina. Estes neurotransmissores trazem a sensação de prazer e bem estar, contribuindo assim para a melhora do humor.

Apesar disso, o consumo mais indicado são os chocolates com maiores concentrações de cacau, conhecidos como chocolate amargo. Isso acontece porque esta variedade apresenta uma concentração menor de açúcar, permitindo sentir os benefícios sem os efeitos colaterais do consumo em grandes quantidades do adoçante.

Agora, a próxima vez que comprar um belo tablete de chocolate, antes de saboreá-lo, lembre-se de tudo o que foi necessário acontecer para que ele chegasse até você e se não fosse o trabalho do produtor rural, isso não seria possível.

*Sob supervisão de Victor Faverin

Compartilhe:

Veja também: