Sexta, sábado e domingo estão com uma programação completa para celebrar o aniversário de 100 anos da Cooperativa Frísia. Cooperados, colaboradores e parceiros participam de homenagens e eventos culturais, que incluem shows, músicas ao vivo, Coral Frísia, apresentações, gincanas, entre outras atrações.
No dia 1º, a partir das 9h, será a recepção dos Beneméritos, cooperados com mais 25 anos na Frísia e 65 anos de idade. No encontro, receberão às boas-vindas do Conselho de Administração, seguido de apresentação do Coral Frísia, de uma orquestra instrumental, atividades lúdicas, jogos e almoço de encerramento. À noite acontece um jantar para os parceiros, que realizam homenagens à cooperativa.
Já no dia seguinte (2), a programação é reservada aos cooperados no Festival da Família, que começará com o Momento Cristão. Em seguida, atividades de acordo com as faixas etárias, gincanas, brinquedos e exibição de sessão com o lançamento do documentário “Frísia 100 anos”, além da apresentação do Coral Frísia. Após o almoço, serão seis apresentações culturais que representam os países que moldaram a história da região. Ao fim, à noite, um show nacional e espetáculo circense.
Domingo (3) será o dia do Festival da Família voltado aos colaboradores, com apresentação do Coral Frísia, atividades conforme a faixa etária, gincanas e música ao vivo. No período da tarde, haverá o show de talentos realizado pelos próprios colaboradores, apresentação do documentário “Frísia 100 Anos”, atração musical e com comediantes, show principal no Pavilhão de Exposições e espetáculo circense infantil.

Festival da Família terá momento exclusivo aos cooperados Frísia | Foto: Sabrina Morello
CENTENÁRIO – Com foco no centenário da cooperativa, em 2020, a Frísia lançou o planejamento estratégico “Rumo aos 100 anos”, que estruturou um mapa de ações que norteou a cooperativa. Já em 2024, foi promovido um concurso fotográfico entre os cooperados e os colaboradores para celebrar o século da cooperativa.
Para este ano, diversas atividades foram programadas. Em fevereiro, aconteceu o lançamento do livro “Histórias que contam a história”. A obra é composta por 100 crônicas que contam os momentos importantes, inspiradores e fundamentais da história da Frísia. Foi inaugurada ainda a “Galeria dos Presidentes”, para eternizar os diretores-presidentes do Conselho de Administração ao longo dos 100 anos, e levadas exposições aos entrepostos.
As comemorações continuaram ao longo dos meses. Entre elas, uma exposição primeiramente no Palácio Iguaçu – sede do governo do Paraná – e, depois, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR); e o lançamento da ‘Corrida e Caminhada 100 Anos Frísia’. O evento esportivo acontecerá no dia 24 de agosto, com pontos de largada e chegada no Parque Histórico de Carambeí. As inscrições podem ser feitas neste link.
HISTÓRIA – A trajetória da Cooperativa Frísia começou em 1911 quando as primeiras famílias holandesas se estabeleceram na região dos Campos Gerais, motivadas por um plano de colonização estabelecido pela Brazil Railway Company (empresa inglesa especializada na construção de linhas férreas), que vendia terrenos aos colonizadores, com um prazo de dez anos para pagar.
O contrato de trabalho incluía uma casa, dois bois, um arado, seis vacas leiteiras, sementes e adubo. Coube a esses pioneiros, em 1925, uma das primeiras iniciativas de criar uma cooperativa de produção no Brasil, com sete sócios e uma produção leiteira de 700 litros por dia (atualmente, essa é a quantidade de leite registrada por minuto), produzindo manteiga e queijo que eram comercializados em Ponta Grossa, Castro, Curitiba e São Paulo. Isso só foi possível graças à união das quatro pequenas fábricas existentes, originando a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Lacticínios.
Três anos depois, a sociedade deu origem à marca Batavo. A partir de 1943, com a chegada de novos imigrantes, o quadro social da cooperativa se expandiu, iniciando o processo de introdução da cultura mecanizada e aprimoramento genético na atividade pecuária, com a vinda dos primeiros gados puros da raça holandesa. Importados diretamente da Holanda, esse plantel bovino tornou a região referência em produtividade com qualidade.
SOBRE A FRÍSIA – Em 1954, surgiu a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. (CCLPL) e a marca Batavo foi incorporada à CCLPL para industrialização de produtos para o varejo. Já em 1997, a CCLPL transformou-se na Batávia S.A e, em 2007, foi totalmente incorporada por outra empresa do setor. No ano de 2011, a cooperativa retornou à industrialização, com a produção dos seus cooperados. Foi inaugurada a Central de Processamento de Leite Frísia. Em agosto de 2015, a Batavo Cooperativa Agroindustrial decide mudar sua denominação social para Frísia Cooperativa Agroindustrial. Em 2016, almejando novas fronteiras, a Frísia concretiza seu plano de expansão, inaugurando seu primeiro entreposto fora do estado de origem, localizado em Tocantins.
Com informações da assessoria de imprensa da Cooperativa Frísia.