Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CEO da Jaguar renuncia depois de fracasso na reformulação ‘woke’ da marca

O CEO da Jaguar, Adrian Mardell, renunciará ao cargo depois do desastre na tentativa de reformular a marca de carros de luxo em direção mais “woke”.

Propaganda 'woke' da Jaguar | Foto: YouTube JaguarPropaganda 'woke' da Jaguar | Foto: YouTube Jaguar
Propaganda ‘woke’ da Jaguar | Foto: YouTube Jaguar

A marca de automóveis britânica de luxo tentou se reinventar no ano passado com uma propaganda em pleno estilo “lacrador” e um novo logotipo, sob o slogan “Copy Nothing” (Copiar nada, na tradução em português).

Saiba mais: Jaguar Land Rover interrompe envio de carros aos EUA

A propaganda apresentava modelos LGBTQ+ em trajes exagerados e coloridos, incluindo um homem usando um vestido longo e saia, junto com outros slogans como “crie exuberantemente”, “viva intensamente”, “delete o ordinário” e “quebre moldes”.

Nos 30 segundos da propaganda, não apareceu nenhum carro.

YouTube videoYouTube video

Até Elon Musk chegou a provocar: “Vocês ainda fabricam carros?”

O vídeo viralizou nas redes sociais, chegando a quase 50 milhões de visualizações em 24 horas e centenas de milhares de comentários. Quase todos negativos.

Saiba mais: Jaguar vai produzir apenas veículos elétricos a partir de 2025

Em termos comerciais, a operação foi um fracasso.

Em abril as vendas no mercado europeu caíram 97,5% na comparação com o mesmo mês de 2024, seguida por uma queda de 93,6% em maio. Nos primeiros cinco meses do ano foi registrada uma queda geral de 77,8% em comparação com ano passado.

Um resultado tão devastador que levou o CEO Adrian Mardell a pedir para sair após três décadas na empresa e 36 meses no comando.

Mardell ganhou prêmio LGBTQ+

Mardell é um forte apoiador da comunidade LGBTQ+. O executivo chegou a participar da parada do Orgulho de Birmingham e enfatizou a importância de criar “espaços seguros” para a comunidade LGBTQ+ na Jaguar.

Mardell foi nomeado para a categoria “Aliados Empresariais” no British LGBT Awards e reconhecido como “Aliado Empresarial do Ano” pelos seus esforços em promover a inclusão.

Ele tem usado sua posição como CEO para defender os direitos da comunidade LGBTQ+ em eventos internos da Jaguar e em mensagens para toda a empresa, destacando a importância de um “ambiente de trabalho inclusivo”.

Compartilhe:

Veja também: