Após um intervalo de nove anos, o seriado Chaves retorna ao catálogo da Netflix a partir de 11 de agosto. A produção criada por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) volta com episódios incluídos em um pacote já negociado anteriormente para plataformas como Globoplay e Amazon Prime Video.
Os fãs brasileiros poderão assistir aos episódios clássicos com a dublagem original exibida no SBT.
Já os capítulos inéditos, transmitidos desde 2014 pela emissora, terão nova dublagem realizada pela RioSound. Esse movimento acompanha o padrão adotado em outras plataformas.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
A Netflix planeja uma ampla campanha de divulgação para celebrar o retorno do famoso programa à sua grade. A plataforma foi a primeira no Brasil a disponibilizar o seriado por streaming, antes do término do contrato com a Televisa em 2016.
Com o fim do acordo, produções como Chapolin, Rebelde e Rubi também deixaram a Netflix, migrando para outros serviços.
A volta de Chaves, liberada mundialmente depois de um acordo entre a família Bolaños e a Televisa no ano passado, marca o fim de quatro anos de bloqueio dos direitos de exibição.


Consolidação multiplataforma de Chaves
No cenário brasileiro, a série também reestreou em canais como Multishow, da Globo, e firmou novos contratos com Amazon e Globo, além de retornar à programação do SBT.
Assim, Chaves se consolida novamente como um dos títulos mais acessíveis em múltiplas plataformas do país.
Leia mais:
O seriado
Estreando como um quadro no programa Chespirito em 1971, Chaves rapidamente se tornou um fenômeno, levando a Televisa a investir em um episódio piloto exclusivo para o personagem.
O humorista Roberto Gómez Bolaños, conhecido como Chespirito, criou o garoto de oito anos que vivia em um barril e conquistava o público com suas trapalhadas.
Leia também: “O culto à adolescência está fora de controle”, artigo de Brendan O’Neill publicado na Edição 265 da Revista Oeste
O sucesso alcançado fez com que a atração ganhasse um programa próprio em 1973, exibido pelo Canal 2 depois da fusão com o Canal 8, onde havia começado.
Ambientada em uma vila fictícia, a história mostra Chaves, órfão, convivendo com vizinhos e amigos em situações cheias de confusões, desentendimentos e inocência.