Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China condiciona compras de soja dos EUA à retirada de tarifas

Os Estados Unidos precisam remover o que a China classifica como “tarifas injustificadas” para que haja espaço para ampliar o comércio bilateral, afirmou nesta quinta-feira (25) o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, He Yadong, ao ser questionado sobre possíveis compras de soja norte-americana.

De acordo com informações da Reuters, a China, maior importadora mundial da commodity, ainda não fechou contratos para a safra de outono dos EUA, preferindo negociar com fornecedores da América do Sul.

A falta de contratos preocupa produtores americanos, que correm o risco de perder bilhões de dólares em vendas devido às tensões comerciais não resolvidas entre os dois países, que já reduziram significativamente as exportações para o mercado chinês.

Na segunda-feira (22), o principal negociador comercial da China, Li Chenggang, esteve no Meio-Oeste dos EUA, região que concentra a produção de soja americana, para se reunir com lideranças políticas e empresariais locais. O encontro foi interpretado como um sinal de que Pequim poderia considerar a compra de parte da safra antes de negociações mais amplas.

No entanto, persistem divergências técnicas que dificultam o avanço do diálogo. Autoridades comerciais dos dois países estão programadas para retomar as conversas nesta quinta-feira no Departamento do Tesouro dos EUA.

“Em relação ao comércio de soja, os Estados Unidos devem tomar medidas positivas para cancelar as tarifas relevantes e injustificadas, a fim de criar condições para expandir o comércio bilateral”, reforçou He Yadong, em coletiva de imprensa.

Compartilhe:

Veja também: