Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

China finaliza auditoria em granjas e frigoríficos do RS

O Rio Grande do Sul recebeu nesta semana uma comitiva de auditores da China para inspeção de sistemas de defesa sanitária animal e produtos de origem animal, conforme nota da Secretaria de Agricultura do estado. A visita foi finalizada nesta quarta-feira (24).

A missão foi conduzida por fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e representantes da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Com isso, a expectativa é que os chineses retomem as exportações de carnes de aves do Brasil, movimento que começou com a reabertura das vendas da proteína para a União Europeia na última terça-feira (23).

Vistoria em granjas e frigoríficos

O grupo de seis inspetores chineses percorreu uma granja de matrizes em São José do Hortêncio e uma granja de frango de corte em Pareci Novo. Eles também visitaram um abatedouro exportador em Bom Princípio. Todos os locais foram acompanhados por fiscais estaduais da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapi.

Além disso, durante as visitas a comitiva verificou os protocolos de biossegurança, monitoramento de doenças e o funcionamento dos controles sanitários. Fernando Groff, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do DDA/Seapi, destacou que a auditoria permite demonstrar a eficácia dos sistemas aplicados no estado.

“Garantir que as propriedades estejam livres de doenças como Newcastle e Influenza Aviária de Alta Patogenicidade impacta diretamente na retomada das exportações”, afirmou.

Histórico de suspensão e medidas de controle

As exportações para a China estão suspensas desde julho de 2024, quando foi confirmado um foco isolado da doença de Newcastle em Anta Gorda. A expectativa de retomada foi adiada novamente em maio deste ano, após registro de influenza aviária em Montenegro.

Ambos os episódios foram controlados rapidamente, e o status sanitário do Rio Grande do Sul foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A quarentena de Montenegro foi encerrada em junho, reforçando a capacidade de resposta do sistema de defesa sanitária brasileiro e a efetividade das estratégias de proteção adotadas pelo setor avícola.

Compartilhe:

Veja também: