Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chocolate, o remédio da Jamaica que virou doce na boca dos europeus

Quando morou na Jamaica, o médico Hans Sloane transformou um costume ancestral em remédio. Por despertar sensações de prazer, não demorou para a novidade fazer a cabeça dos europeus e virar diversão. De tanto sucesso, a invenção se espalhou pelo mundo e 7 de julho virou um dia internacional em sua homenagem. O elixir: a mistura de cacau com leite. Sim, é o aniversário do chocolate.

+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você

O médico chegou à Jamaica em 1687. Assim como hoje, o rei m por lá era o mesmo da Inglaterra. Mas o lugar ainda não tinha autonomia. A coroa designava o governador. Na época, Christopher Monck, duque de Albemarle, estava no cargo. Sloane foi enviado para cuidar da saúde do nobre no comando.

Na ilha, havia uma bebida amarga. A base da receita: cacau e água. Apesar do sabor forte, a fórmula ancestral era bastante popular por ser fonte de energia. Sloane decidiu colocar leite de vaca em vez de água. O objetivo: tornar a bebida mais palatável ao gosto europeu.

A fórmula antiga deu lugar à nova. Quando o médico voltou à Europa, passou a receitar a mistura de cacau com leite. Ele lançou a novidade exótica em Londres com o nome de chocolate. É outra adaptação — mas para os ouvidos. Na Jamaica, o povo chamava a mistura de cacau com água de xocolatl. O nome é asteca — os inventores da fórmula original.

O chocolate antes dos ingleses

Para os astecas, o cacau tinha papel de destaque: servia até como moeda. Contudo, eles não levaram o xocolatl para os jamaicanos. A travessia coube aos espanhóis. A conquista inglesa da Jamaica aconteceu em 1655. Antes, a ilha era da Espanha, que dominou grande parte da América. A terra onde viviam os astecas fez parte do domínio espanhol de 1521 a 1821. É o lugar hoje conhecido como México.

Massa de chocolate da Baianí, umas das empresas que levaram o ouro | Foto: Reprodução/Baianí

Quando os europeus conquistaram o México, já existia a bebida que deu origem ao chocolate líquido. Naquela época, porém, outra riqueza brotava do solo: ouro — umas das poucas coisas que, até hoje, conquista mais corações que o chocolate. Mas o metal não derrete na boca.

Compartilhe:

Veja também: