Temperaturas nas alturas e chuva volumosa fazem parte dos destaques climáticos para a última semana de agosto. Acompanhe a previsão do tempo elaborada pelo meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, entre esta segunda (25) e a próxima sexta (29):
Sul
A frente fria ainda influencia o clima na Região Sul, levando chuva tanto na segunda (25) quanto na terça-feira (26), com volumes que devem variar entre 20 mm e 40 mm em Santa Catarina e no Paraná, sem previsão de temporais nestes dias. A chuva diminui no Rio Grande do Sul, sem previsão de volumes significativos, com tempo mais aberto. As temperaturas permanecem mais amenas nos três estados e a qualidade do ar deve melhorar no extremo norte paranaense. Há risco de geada em áreas de baixada no centro-sul gaúcho, onde as temperaturas mínimas ficarão em torno de 3°C já nesta segunda-feira. Contudo, a partir de terça, a tendência é a de que os termômetros se elevem aos poucos. A partir de quarta-feira (27) até sexta (29), o tempo na Região é firme.
Sudeste
A partir de terça-feira (26) chove no litoral e na capital paulista, além de no Rio de Janeiro, Espírito Santo e extremo nordeste de Minas Gerais, com volumes que podem chegar a 50 mm, o que alivia o tempo quente e seco nestas áreas. As temperaturas seguem baixas no sul de São Paulo, com melhora da umidade do ar, mas nas demais regiões do Sudeste o calor predomina. No centro-leste mineiro deve chover em torno de 15 mm. Atenção para o risco de focos de incêndio no centro-oeste paulista, centro-oeste mineiro e na região do Triângulo, áreas onde a temperatura máxima deve se manter em torno de 35°C a 37°C.
Centro-Oeste
Não há qualquer previsão de chuva para o centro-norte de Mato Grosso do Sul, além de em grande parte de Goiás e de Mato Grosso. Nestas áreas, as temperaturas máximas devem se manter entre 38°C e 40°C ao longo da semana. Contudo, nesta segunda (25), haverá pancadas de chuva nas demais áreas de Mato Grosso do Sul ao longo do dia. No sul do estado e também no sul mato-grossense as temperaturas permanecem mais baixas, apesar do predomínio do sol. A chuva deve predominar entre segunda e terça-feira no centro-sul do território sul-mato-grossense, especialmente nas áreas de fronteira com o Paraguai, com acumulados que variam entre 20 mm e 30 mm.
Nordeste
Ondas de leste continuam a atuar no litoral da Região Nordeste, levando chuva para Bahia, Sergipe, Alagoas, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com volumes entre 10 mm e 20 mm no decorrer da semana. Apesar disso, as temperaturas permanecem elevadas em quase todos os estados da Região, principalmente nos municípios do interior, onde os termômetros devem atingir até 38°C. Essa condição, além de reduzir a umidade relativa do ar, gerando desconforto, aumenta o risco para focos de incêndio.
Norte
O destaque da Região vai para o Amazonas e Roraima, onde no decorrer da semana a chuva deve chegar até a 70 mm. No Acre também chove, mas em menor escala, enquanto no centro-norte amazonense há risco de temporais. As precipitações também avançam sobre áreas do norte do Pará, mas de forma branda. Nas demais áreas do território paraense, pancadas que variam entre 20 mm e 30 mm, reduzindo o risco de focos de incêndio. Contudo, o padrão de nebulosidade se mantém e as temperaturas seguem altas em toda a Região. Atenção para o calorão e tempo seco no Acre, Rondônia e Tocantins, onde as máximas chegam facilmente aos 38°C.