O grande volume de chuva que atingiu o município no final de semana, causou diversos alagamentos
Publicado: 09/12/2024, 10:26
O sol deve voltar a aparecer nesta quarta-feira –
A chuva deve parar nesta quarta-feira (11), em Ponta Grossa, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). O grande volume de chuva que atingiu o município no final de semana, causou diversos alagamentos.
Segundo o Simepar, a chuva pode dar uma trégua ainda nesta terça-feira (10), a partir das 11h da manhã. Porém, a probabilidade de chuva é de 95%, com uma precipitação acumulada de 18.0 mm. Já para quarta-feira, não há probabilidade de chuva e existe a possibilidade do sol voltar a aparecer na cidade, com uma temperatura máxima de 25°C.
VOLUME ASSUSTADOR – Somente no último sábado (7), Ponta Grossa registrou 77,2 mm de chuva, correspondendo a pouco mais de 53% da média histórica prevista para dezembro, a qual é de 145 mm, de acordo com dados do Simepar. O alto volume de chuva provocou estragos no município e mobilizou equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros – veja aqui.
Ao considerar o acumulado entre sexta-feira (06) e as 15h desse domingo (08), a estação meteorológica do Simepar, em Ponta Grossa, registrou 93,2 mm de precipitação. Segundo a Defesa Civil, os alagamentos danificaram nove casas e deixaram quatro desalojados.
ALAGAMENTO – Um morador do Jardim Maracanã, no bairro Contorno, registrou o momento em que uma enxurrada invade a sua residência. Ele lamentou que as galerias pluviais não dão conta da água, e que, com isso, a água em excesso causou prejuízos. “Minha casa sendo inundada aqui, e eu não posso fazer nada. Situação complicada”, disse ele no áudio, reivindicando os trabalhos da prefeitura – relembre aqui.
VÍDEO
| Autor: Reprodução/ Fabiane Tomachewski
Sob supervisão de Mário Martins