O sistema de alta pressão associado à massa de ar polar deve garantir a condição de tempo firme e as temperaturas mais amenas em boa parte dos três estados da região Sul nesta quarta-feira (10). Ainda nas primeiras horas da manhã, haverá chance para formação de geada em alguns pontos da serra gaúcha, parte do interior catarinense e no sul paranaense.
Apesar disso, ao longo do dia, os termômetros voltam a se elevar gradativamente. Destaque para a metade norte do Paraná, que já deve registrar temperaturas mais elevadas e alerta de baixa umidade do ar no período da tarde. Porto Alegre Florianópolis devem contar com dia de sol entre poucas nuvens e temperaturas ainda mais baixas. Em Curitiba, os termômetros sobem um pouco mais, com atenção para a grande amplitude térmica ao longo do dia.
No Sudeste, o predomínio será de sol entre algumas nuvens em todos os estados da região, sem a expectativa de chuva significativa em nenhuma das áreas. Apesar disso, a circulação de ventos mais frescos e umidade devem favorecer um dia com temperaturas mais amenas no leste de São Paulo e em algumas áreas do Rio de Janeiro.
Por outro lado, o interior paulista e mineiro continuam com calor intenso e alerta de baixa umidade do ar no período da tarde. Em algumas cidades entre o norte paulista e o triângulo mineiro podem contar com máximas acima de 35ºC e índices de umidade abaixo dos 12%.
Enquanto no Centro-Oeste, o padrão também deverá seguir com tempo firme, calor intenso e alerta de baixa umidade do ar. A circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera deverá manter o predomínio de ar seco e impedir o ingresso de umidade sobre a região, o que por sua vez mantém a presença do sol ao longo do dia.
As máximas voltam a ser destaque no Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e Goiás, com termômetros podendo bater os 40ºC em algumas regiões – incluindo a capital mato-grossense, Cuiabá. No período da tarde, os índices de umidade relativa do ar devem variar entre limiares de alerta (abaixo de 20%) e até mesmo emergenciais (abaixo de 12%).
Já no Nordeste, a circulação de ventos em níveis mais elevados da atmosfera deve contribuir para o enfraquecimento das instabilidades na costa leste e o maior predomínio da condição de tempo firme e seco em boa parte da região. Ainda assim, não estão descartados eventuais episódios de pancadas isoladas de chuva fraca entre o litoral norte da Bahia e de Pernambuco.
No interior nordestino, o padrão continua sendo de tempo firme, com sol, calor e baixa umidade do ar no período da tarde. Matopiba segue com a presença de calor intenso e índices abaixo de 20% durante as horas mais quentes do dia.
E no Norte, as instabilidades devem seguir atuando sobre o Amazonas, oeste do Pará e do Acre, além de boa parte do estado de Roraima. O sol ainda aparece em parte do dia nessas áreas, mas há risco de chuva forte no decorrer das horas. Pode chover de maneira isolada também no norte de Rondônia. Por outro lado, no Amapá, nas demais regiões do Pará e no Tocantins, o padrão de tempo segue o mesmo: sol e bastante calor. No Tocantins, o período da tarde continua reservando o alerta para baixa umidade do ar.