
O Brasil terá condições de tempo bastante variadas nesta quarta-feira (22). Segundo a Climatempo, o destaque fica para a chuva forte no litoral da Bahia, o frio persistente no Sudeste e ventos intensos em diferentes áreas. Enquanto isso, o calor e o ar seco voltam a ganhar força no Centro-Oeste e em parte do interior paulista.
Sul
A circulação de ventos associada a uma área de alta pressão mantém o tempo firme nos três estados do Sul. O sol predomina entre poucas nuvens, sem previsão de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No entanto, pancadas fracas e isoladas podem ocorrer no litoral norte catarinense e paranaense, devido à umidade marítima. As temperaturas voltam a subir, principalmente no interior gaúcho, onde o frio dá lugar a uma sensação de tempo mais ameno e até calor à tarde.
Os ventos seguem intensos, podendo ultrapassar 50 km/h no noroeste do Paraná e no litoral do Rio Grande do Sul.
Sudeste
O tempo permanece estável em quase toda a região. Pancadas fracas e isoladas podem ocorrer no litoral de São Paulo, na Baixada Fluminense e no litoral do Espírito Santo, onde a umidade marítima mantém o céu encoberto. Na Serra da Mantiqueira, há risco de geada ao amanhecer por causa das baixas temperaturas.
Em São Paulo e Minas Gerais, o sol predomina e as temperaturas sobem à tarde, especialmente no interior, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em várias cidades.
Na capital paulista, a manhã será fria, com mínima de 11 °C, e à tarde os termômetros chegam a 24 °C, com sol entre nuvens.
Centro-Oeste
A instabilidade se concentra no Mato Grosso, com pancadas de chuva moderadas a fortes, principalmente no norte do estado. Já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o tempo será seco e ensolarado. O calor aumenta ao longo do dia, e a umidade do ar pode atingir níveis críticos. No Mato Grosso do Sul, rajadas de vento podem passar dos 50 km/h, e as máximas superam 35 °C em cidades da metade sul.
Nordeste
O Recôncavo e o Litoral Norte da Bahia seguem em alerta para chuva forte e volumosa, com risco de alagamentos e transtornos. Mesmo com o afastamento da frente fria, o fluxo de umidade ainda atua sobre a costa baiana. As chuvas também atingem Sergipe, Alagoas, Piauí e Maranhão, de forma mais irregular e com menor intensidade. No interior do Nordeste, o tempo volta a ficar seco e quente, especialmente no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Norte
As instabilidades atmosféricas se espalham por quase toda a região, com chuvas fortes e temporais isolados ao longo do dia em Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.
No Amapá, o tempo segue mais aberto, sem expectativa de chuva significativa.


