A umidade que já predomina sobre parte do centro-sul do Brasil vai ganhar força nos próximos dias. Isso acontece devido à formação de um canal de umidade entre as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Por isso, a previsão é de chuva forte nessas localidades.
O corredor vai aumentar a convergência de ventos e colaborar para a formação de áreas de instabilidade desde o Acre e o Peru até a costa do Sul e do Sudeste, o que vai aumentar o risco para temporais.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo a MeteoRed, o sistema vai se configurar ao longo desta quinta-feira, 7, e intensificar os temporais sobre praticamente toda a região Centro-Oeste. No Sudeste, pancadas de chuva também atingem todos os Estados, mas o destaque fica para São Paulo e a região do Alto Paranaíba, onde os acumulados serão maiores.
Na sexta-feira 8, o sistema deve continuar favorecendo a ocorrência de tempestades em todo o Centro-Oeste e também na maior parte do Sudeste, especialmente entre São Paulo, o sul de Minas e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo do dia, as chuvas também devem ocorrer com moderada a forte intensidade sobre o Rio de Janeiro.
Chuva forte persiste no fim de semana
No sábado 9, as previsões revelam que o sistema vai se deslocar devido ao avanço de uma nova frente fria pelo país. Segundo a MeteoRed, isso faz com que o tempo volte a ficar firme em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, onde há previsão apenas para chuva fraca e isolada.
No entanto, as tempestades devem continuar em áreas de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, que têm probabilidade de pancadas de chuva significativas. Ao todo, até o fim de semana, os acumulados de chuva podem chegar a 200 mm nessas áreas.
No domingo 10, o sistema continua se deslocando em direção ao norte e começa a se desconfigurar. Entretanto, ainda são esperadas chuvas significativas no norte de Minas Gerais, do Espírito Santo e da Bahia. Também há risco de temporais no Tocantins, em Mato Grosso e em Goiás.
Por outro lado, a previsão volta a ser de tempo firme em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
A MeteoRed afirma que a chuva dos próximos dias pode ocasionar diversos problemas, como falta de luz, queda de galhos de árvores, alagamentos e pequenos deslizamentos em encostas e áreas de risco.