Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chuvas fortes atingem estados e calor avança; veja a previsão do tempo

A presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, associada ao deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera, reforça as instabilidades na região Sul nesta terça-feira (30).

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Em boa parte do Rio Grande do Sul, no norte de Santa Catarina, nos vales e planaltos e também no sudoeste do Paraná, há risco de temporais com raios e rajadas de vento ao longo do dia. Nas demais áreas dos três estados, a previsão é de pancadas fortes de chuva. No litoral paranaense, a instabilidade deve variar entre fraca e moderada. Já no norte do Paraná, o destaque será o calor intenso, com apenas pancadas isoladas.

Calor e ar seco no Centro-Oeste e Sudeste

O tempo firme predomina em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, com calor e baixa umidade do ar. Entre o leste de Mato Grosso, Goiás e Triângulo Mineiro, os índices podem cair abaixo de 12% durante a tarde, caracterizando situação de emergência.

As temperaturas máximas devem passar dos 35 °C em diversas cidades, podendo alcançar os 40 °C. Apenas no noroeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul há chance de pancadas fortes de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento. No extremo sul de Mato Grosso do Sul, temporais isolados não estão descartados ainda pela manhã.

Chuva no litoral do Nordeste

A circulação de ventos oceânicos mantém a umidade sobre parte da costa leste do Nordeste. Entre Maceió (AL) e Recife (PE), há risco de chuva mais intensa em alguns momentos. Pancadas também podem atingir o agreste, mas o interior nordestino segue com tempo firme, calor elevado e baixa umidade. Rajadas de vento podem chegar a 50 km/h em várias áreas.

Na Região Norte, o calor e a umidade seguem alimentando instabilidades. Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima concentram as condições mais favoráveis para pancadas de chuva expressivas desde cedo. Entre o oeste do Amazonas e do Acre, há risco de temporais.

Já no Amapá e no norte do Pará, as pancadas tendem a ser isoladas e sem grande intensidade. Tocantins permanece sob predomínio de tempo seco, calor forte e baixa umidade à tarde.

Compartilhe:

Veja também: