Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chuvas intensas de até 100 mm atingem três estados até domingo

O primeiro fim de semana de novembro será marcado por chuva forte e risco de temporais em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo alerta da Climatempo. O volume acumulado pode ultrapassar 100 milímetros em algumas regiões, com potencial para alagamentos, enxurradas e queda de energia, inclusive nas capitais São Paulo, Curitiba e Campo Grande.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, o tempo instável não será causado por uma frente fria, mas pela combinação de calor intenso, alta umidade e ventos em diferentes níveis da atmosfera, que favorecem a formação de nuvens carregadas. “Essas condições vão permitir o desenvolvimento de áreas de instabilidade fortes e duradouras ao longo do fim de semana”, explica.

Neste sábado (1º), a chuva mais intensa deve se concentrar no oeste e centro-norte do Paraná, no centro-sul e leste de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul paulista, especialmente nas regiões de fronteira com o Paraná. Nas demais áreas dos três estados, são esperadas pancadas moderadas a fortes à tarde e à noite. A Climatempo também prevê temporais localizados nas capitais.

Domingo deve ter chuva forte em São Paulo

No domingo (2), a circulação de ventos muda, espalhando as áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo. O risco de chuva intensa e temporais aumenta em praticamente todas as regiões paulistas, com possibilidade de grande volume acumulado e transbordamento de córregos em áreas urbanas.

Volumes de chuva e orientações

Entre sábado e domingo, o acumulado deve variar entre 50 e 100 mm na maior parte dos três estados. Em alguns pontos, os volumes podem ultrapassar 100 mm, segundo a Climatempo.

A meteorologista reforça que o cenário exige atenção da população:

“Com a chuva forte e persistente, há risco de alagamentos, quedas de árvores e até enchentes repentinas. É importante acompanhar os alertas da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante os temporais”, orienta Pegorim.

Compartilhe:

Veja também: