Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Chuvas intensas no Texas deixam 52 mortos, incluindo 15 crianças

As chuvas intensas continuam a ameaçar o Texas, que já registrou a morte de 52 pessoas, incluindo 15 crianças, devido a enchentes devastadoras. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos alertou que novas precipitações podem agravar ainda mais a situação nas áreas já afetadas, com riscos elevados até este domingo, 6.

O número de desaparecidos também continua a aumentar, com 27 meninas ainda sendo procuradas depois das fortes chuvas que tomaram a região do rio Guadalupe, em Kerr. Cerca de 750 crianças estavam no acampamento, mas devido às águas, muitas ficaram isoladas e sem acesso a serviços essenciais, como energia e água potável.

+ Mais chuvas previstas no Texas agravam cenário de enchentes

“Até o momento, o número de vítimas continua em atualização. Estamos focados em salvar o maior número possível de vidas e localizando os desaparecidos”, afirmou o xerife de Kerr, Larry Lethia. Equipes de resgate estão em busca de 27 meninas desaparecidas do Camp Mystic, um acampamento cristão próximo ao rio Guadalupe.

Mobilização das autoridades e previsão de mais chuvas

O governador do Texas, Greg Abbott, destacou a mobilização das equipes de socorro, que têm trabalhado incansavelmente para minimizar os danos. “Muitas pessoas foram arrastadas para uma catástrofe extraordinária”, afirmou o governador.

Abbott pediu solidariedade dos moradores da região, enquanto o vice-governador Dan Patrick alertou sobre a dificuldade de prever a localização exata das chuvas fortes. “Embora os alertas estejam sendo enviados, a situação é de extrema incerteza”, disse Patrick.

O presidente dos EUA, Donald Trump, também se manifestou sobre a tragédia e declarou, por meio das redes sociais, que o governo federal está atuando em conjunto com autoridades locais e estaduais.

“Nossa secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, estará lá em breve”, declarou Trump. “Melania e eu estamos rezando por todas as famílias afetadas por esta terrível tragédia. Nossos bravos socorristas estão no local fazendo o que sabem fazer de melhor.”

A previsão do tempo indica que o Texas poderá receber entre 50 e 120 milímetros de chuva neste sábado, 5, com algumas áreas isoladas podendo chegar a 250 milímetros. O meteorologista Constantine Pashos alertou que “será extremamente perigoso” e recomendou que os moradores se mantenham em segurança.

Operações de resgate

O xerife de Kerr, Larry Lethia, informou que até agora, 860 pessoas foram retiradas de suas casas em San Antonio, incluindo oito feridos. O Camp Mystic, que abrigava as crianças desaparecidas, foi o foco de intensas operações de resgate com 14 helicópteros, drones e centenas de voluntários. A situação no local continua sendo monitorada de perto, pois o nível do rio Guadalupe subiu oito metros em apenas 45 minutos.

Allison Santorelli, meteorologista do serviço de College Park, afirmou que as águas do rio Guadalupe já recuaram, mas o risco de novas inundações ainda permanece. “Não está mais em estágios extremos de enchente. E não esperamos impactos adicionais”, explicou Santorelli.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste


Compartilhe:

Veja também: