
Um ciclone extratropical avança sobre o Sul do Brasil provocando temporais, ventos fortes e queda de granizo em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O fenômeno também deve provocar chuva intensa e rajadas de vento em parte do Sudeste e Centro-Oeste nas próximas horas.
De acordo com o meteorologista Arthur Müller, o sistema está em processo de ciclogênese ou seja, em formação, e deve se deslocar em direção ao oceano, formando uma frente fria que levará instabilidade a outros estados.
A partir desta noite, os temporais se estendem para o norte do Paraná, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A chuva chega à capital paulista na manhã deste sábado (8), com rajadas intensas e possibilidade de queda granizo.
Segundo Müller, áreas do oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul do Paraná já registraram rajadas de vento que ultrapassaram 100 km/h.
Chuva volumosa e risco de transtornos
Os acumulados de chuva passam de 100 milímetros em 12 horas em municípios como Soledade (RS). O volume deve diminuir no estado a partir de amanhã, mas segue intenso até o final da noite desta sexta-feira. No sábado, os temporais mais fortes se concentram em São Paulo, sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Avanço da frente fria
No domingo (9), a frente fria avança e empurra a chuva para o Espírito Santo, norte de Minas e sul da Bahia, enquanto o tempo volta a ficar firme no Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Nesses novos estados, os temporais não devem ser tão intensos quanto os registrados entre quinta e sexta-feira, mas ainda exigem cautela.
Na capital paulista, a previsão indica temporais no sábado, com máxima de 26°C. No domingo, a chuva deve ser mais passageira, e na segunda-feira as temperaturas caem, com mínima de 14°C e máxima de 23°C.


