Clima intenso sobre o Sul do país, com formação de ciclone extratropical e pancadas de chuva. Outro destaque vai para o Centro-Oeste, onde a ventania também será forte. Acompanhe a previsão desta terça-feira (19) para todo o país:
Sul
A formação de um novo ciclone extratropical entre o nordeste da Argentina e o Uruguai – e posteriormente a formação de uma nova frente fria associada a ele – deve reforçar e espalhar as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira.
De acordo com a Climatempo, ainda pela manhã, a metade sul gaúcha já deve contar com a ocorrência de pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade, seguida por raios e fortes rajadas de vento. No decorrer do dia, a chuva se espalha pelas demais regiões do estado, com risco para temporais acompanhados por fortes ventos e queda de granizo.
À noite, a chuva deve avançar sobre áreas do extremo oeste catarinense e no sudoeste e sul paranaense. Diante do avanço da frente fria, não está descartada a formação de linhas de instabilidades no decorrer das horas subsequentes.
Sudeste
A circulação de ventos úmidos vindos do oceano ainda pode promover a formação de nuvens de chuva sobre o litoral sul de São Paulo e do Espírito Santo. Já nas demais regiões, o predomínio segue sendo de tempo mais aberto, com calor voltando a ganhar força ao longo do dia, na medida em que o ar frio começa a perder influência. Interior paulista e mineiro seguem com alerta para baixa umidade do ar à tarde.
Centro-Oeste
O processo de intensificação e formação do ciclone no sul deve favorecer a formação de instabilidades sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, e as pancadas de chuva avançam sobre a região no final da tarde, variando entre moderada e forte intensidade – seguidas por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo isolado. Segundo a Climatempo, não estão descartados possíveis temporais.
O território sul-mato-grossense também deve receber rajadas de vento, que ocorrem ao longo do dia, com ventos que podem chegar a 90 km/h em toda a metade oeste e sul do estado. Já entre Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, segue o predomínio de tempo aberto, com destaque para o calor e a baixa umidade do ar à tarde – que segue em níveis críticos.
Nordeste
A circulação de ventos vindos do oceano ainda promove a formação de instabilidades sobre Sergipe e Alagoas, e a chuva segue mais irregular no litoral e parte do leste da Bahia. Em território sergipano e alagoano, há risco para pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade. Entre Recife (PE) e Natal (RN), as pancadas de chuva acontecem de maneira esporádica no decorrer do dia, variando entre fraca e moderada intensidade. O sertão nordestino segue com predomínio de tempo aberto, calor e umidade baixa presentes.
Norte
A circulação de ventos em níveis mais elevados na atmosfera deve contribuir para que as instabilidades permaneçam restritas apenas em algumas áreas do Amazonas e do sul de Roraima, com pancadas de chuva irregulares e com moderada intensidade ao longo do dia. Acre e Rondônia seguem com predomínio de tempo firme e bastante calor durante o dia. Já o Tocantins se mantém sob atuação da massa de ar seco, com alerta de baixa umidade do ar à tarde.