Na próxima semana, uma frente fria deverá impactar o Sudeste do Brasil, o que traz um alívio ao calor. A partir da terça-feira 10, um sistema de baixa pressão se formará próximo à costa sudeste e evoluirá para um ciclone extratropical. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta sexta-feira, 6.
O fenômeno causará uma redução nas temperaturas, especialmente no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro. Embora não haja previsão de frio intenso, o clima ficará mais ameno. Isso proporciona um alívio do calor típico do verão que marcará o fim de semana com altas temperaturas.
Com a frente fria, acompanhada pelo ciclone extratropical, o sul de São Paulo deve ter mínimas de 17°C, especialmente em Ribeirão Branco, perto da divisa com o Paraná. As temperaturas amenas ocorrem a partir da terça-feira.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na faixa leste paulista, as temperaturas devem variar de 19°C a 25°C. No centro do Estado, variam de 20°C a 26°C, enquanto na capital a mínima esperada é de 22°C. Esse resfriamento oferece um breve alívio das altas temperaturas habituais.
No Rio de Janeiro, o amanhecer na terça-feira trará temperaturas mais amenas, de 19°C a 24°C nas regiões sul fluminense e metropolitana. Na Região Serrana, conhecida pelas altitudes elevadas, as mínimas podem chegar a 17°C. Na capital, a mínima prevista é de 23°C.
Ciclone extratropical deixa as temperaturas amenas
Durante a tarde, o ar mais frio influenciará principalmente a faixa leste de São Paulo e o sul do litoral do Rio de Janeiro. As máximas devem oscilar de 18°C a 24°C. As capitais São Paulo e Rio de Janeiro terão máximas de 26°C e 27°C, respectivamente. No sudeste de Minas Gerais, são esperadas temperaturas amenas, que variam de 19°C a 23°C.
Leia também: “Entenda o que é ciclone extratropical”
À noite, o frio se intensifica, especialmente na parte leste de São Paulo, onde as mínimas poderão variar de 17°C a 22°C. Em pontos do sudeste e do nordeste do Estado, pode chegar a 15°C. No Rio de Janeiro, as temperaturas noturnas devem ficar de 18°C a 24°C, na faixa litorânea sul, e de 24°C a 26°C, no litoral norte.
No sudeste de Minas Gerais, as mínimas podem atingir 16°C. O Meteored destacou que essas mudanças não decorrem diretamente da intensa massa de ar frio prevista para o Sul do Brasil, mas sim da atuação do sistema de baixa pressão sobre o oceano.