Fenômenos climáticos elevam o risco de acidentes e incêndios nesta semana em São Paulo.
A Defesa Civil divulgou um alerta informando que um ciclone extratropical, previsto para terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, deve provocar ventos intensos em todas as regiões do Estado.
A passagem do ciclone pode ocasionar a queda de árvores e galhos, danos em edificações, interrupções na rede elétrica e facilitar a propagação de focos de incêndio em áreas de vegetação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No litoral, a previsão aponta para agitação marítima acentuada, trazendo riscos a embarcações e a estruturas localizadas próximas à faixa de praia.
Depois da passagem do ciclone, o Estado deve enfrentar um período de veranico a partir desta quarta-feira, 20.
Uma massa de ar seco, associada a um bloqueio atmosférico, deve elevar as temperaturas e reduzir a umidade.
A previsão indica calor intenso por três a cinco dias, com máximas de 33°C em Bauru, 37°C em São José do Rio Preto e 31°C na capital, valores cerca de 5 °C acima da média histórica.


Governo de São Paulo coordena estratégias de prevenção e resposta
Com o objetivo de coordenar medidas diante do cenário crítico, a Operação SP Sem Fogo reuniu-se na segunda-feira 18, definindo estratégias de prevenção e resposta.
O encontro contou com a participação do coronel Henguel Ricardo Pereira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil; da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende; de representantes das áreas de meio ambiente, agricultura, bombeiros, energia e do setor sucroenergético.
Leia também: “O café brasileiro fala inglês, não mandarim”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 282 da Revista Oeste
A orientação da Defesa Civil é para que a população evite se abrigar sob árvores, mantenha distância de fios elétricos rompidos e adote cuidados extras em áreas abertas e rodovias.
No alerta, a Defesa Civil também destacou que o calor e a seca acentuam o risco de incêndios, recomendando não utilizar fogo em terrenos, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro nas estradas.
Em caso de fogo, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a Defesa Civil pelo 199.

