Apesar da globalização e da crescente normalização das regras, cada país tem as suas regras sobre o que pode ou não ser enviado
Publicado: 25/09/2025, 18:20

Apesar da globalização e da crescente normalização das regras, cada país tem as suas regras sobre o que pode ou não ser enviado –
Enviar uma encomenda fora do país é hoje uma prática comum. A verdade é que seja para enviar presentes a familiares no estrangeiro ou para gerir compras e devoluções de compras online, os envios tornaram-se mais comuns do que nunca. Ainda assim, na hora de enviar encomenda internacional, continuam a existir erros frequentes que não só podem atrasar, como até impedir a entrega da encomenda.
Mais abaixo listamos os 5 erros mais comuns e explicamos também como os podem evitar. Tudo para garantir que a sua encomenda chega, de facto, ao seu destino de forma rápida e segura.
1. Não verificar as restrições de alfândega antes de enviar
Apesar da globalização e da crescente normalização das regras, cada país tem as suas regras sobre o que pode ou não ser enviado. Alimentos, bebidas alcoólicas, cosméticos ou eletrónicos são alguns exemplos de artigos muitas vezes sujeitos a restrições específicas.
Como evitar este erro: Antes de enviar, consulte sempre as listas de produtos proibidos ou limitados do país de destino antes de embalar. As transportadoras e os CTT disponibilizam essas informações online, e vale a pena confirmar para não perder tempo nem dinheiro.
2. Preencher mal a documentação de envio
Igualmente comum é preencher de forma incorreta ou até incompleta a declaração aduaneira. Quando isto acontece, seja porque a descrição do conteúdo é demasiado vaga ou o valor declarado não corresponder ao real, a encomenda pode acabar retida e gerar custos adicionais.
Como evitar este erro: Descreva corretamente o conteúdo da encomenda, sem medo de entrar em detalhes. Se vai, por exemplo, enviar uma camisa via encomenda internacional, não se limite a descrever o artigo como “roupa”. Entre em detalhes: “camisa de seda, de cor branca”. Indique também o valor do artigo e preencha corretamente todos os campos.
3. Ignorar os custos dos envios internacionais
Obviamente que o peso importa, porém há outros aspectos a considerar. Falamos de aspectos como o tamanho, o próprio destino ou o tipo de serviço. Tudo isto vai pesar no preço a pagar.
Como evitar este erro: Use os simuladores de envio para confirmar o preço antes de enviar. Tenha em conta que pode haver custos adicionais, como taxas alfandegárias ou IVA do país de destino.
4. Embalar de forma inadequada
Igualmente importante é o embrulho. Por isso, use caixas de tamanhos apropriados – não é porque a caixa é maior que a encomenda vai ser melhor entregue. E em artigos mais frágeis, como líquidos ou itens eletrónicos, opte por bons enchimentos para uma proteção reforçada.
Como evitar este erro: Além de escolher uma caixa resistente, adapte o tamanho ao conteúdo. Quanto ao material de enchimento, opte por papel, plástico bolha ou espuma para evitar que os objetos se movam e/ou se danifiquem. Por último, feche bem com uma fita-cola de qualidade. Outra dica é identificar a caixa como “frágil”.
5. Fazer o acompanhamento do envio
Por último, aconselhamos-lhe a usar o tracking disponibilizado pela transportadora. Graças a esta funcionalidade, hoje em dia pode-se ir acompanhando cada etapa da sua encomenda e perceber se há algum atraso ou problema, e em que fase do envio.
Como evitar este erro: Guarde sempre o código de tracking e acompanhe, online, o estado da encomenda. Se notar alguma irregularidade ou que a encomenda está há demasiado tempo “parada”, não hesite em contactar a transportadora responsável pelo envio internacional e pedir mais informações. Mesmo no Natal, altura em que é natural uma encomenda possa demorar mais tempo, não hesite em pedir satisfações.
Enviar uma encomenda internacional pode ser um processo simples, mas requer algum planeamento e atenção ao detalhe. Por isso, faça o seu envio internacional de forma informada e atenta e lembre-se que, também aqui, enquanto consumidor, tem os seus direitos.