Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cinco marcas que São Paulo precisa quebrar para superar LDU e ir à semifinal da Libertadores

O São Paulo entra em campo nesta quinta-feira (25), no Morumbis, precisando de uma virada histórica contra a LDU para chegar à semifinal da CONMEBOL Libertadores. Depois da derrota por 2 a 0 em Quito, o time de Hernán Crespo tem que vencer por pelo menos três gols de diferença para avançar no tempo normal, ou devolver o placar para levar a decisão aos pênaltis.

O desafio, no entanto, vai além do resultado. O Tricolor precisa quebrar marcas negativas que se acumulam na competição. Confira:

Tricolor levou gol em todos os jogos em casa na Libertadores

O São Paulo ainda não saiu ileso no Morumbis na atual edição da competição. Foram quatro partidas e cinco gols sofridos: empate em 2 a 2 com o Alianza Lima, empate em 1 a 1 com o Libertad e vitória por 2 a 1 sobre o Talleres na fase de grupos. Já no mata-mata, empate em 1 a 1 com o Atlético Nacional (com vitória nos pênaltis).

Ou seja, para ter a missão menos complexa, não levar gols é essencial. Se for vazado, o São Paulo vai ter que fazer quatro gols para avançar no tempo normal.

Crespo ainda não venceu pela Libertadores em seu retorno ao clube

De volta ao Morumbis após a vitoriosa passagem em 2021, quando foi campeão paulista, o técnico argentino reassumiu o São Paulo já nas oitavas de final da atual Libertadores. Foram três jogos até agora: dois empates contra o Atlético Nacional (0 a 0 na Colômbia e 1 a 1 no Morumbis, com triunfo nos pênaltis) e a derrota por 2 a 0 para a LDU, em Quito. Na fase de grupos, quem comandava o time era Luis Zubeldía.

Luciano nunca marcou em mata-mata da Libertadores

Um dos principais nomes do ataque tricolor e vice-artilheiro na atual temporada, com 11 gols, Luciano tem um jejum importante no torneio: ele nunca fez um gol pelo clube em mata-mata da Libertadores, mesmo tendo disputado em 2021, 2024 e agora em 2025.

Computando todas as competições, o camisa 10 também não balança as redes há 11 jogos.

Quase 10 anos sem disputar a semifinal

A última vez que o São Paulo chegou à semifinal da Libertadores foi em 2016, quando caiu diante do Atlético Nacional. Desde então, parou duas vezes nas quartas: em 2021 e em 2024, sendo eliminado para Palmeiras e Botafogo, respectivamente.

Tricolor não fez três gols em nenhum jogo da Libertadores 2025

O desafio é ainda maior porque o São Paulo não fez três gols em nenhuma partida da atual Libertadores. O máximo que conseguiu foi dois, em quatro oportunidades, contra Alianza Lima (duas vezes), Libertad e Talleres, todos eles na fase de grupos.

Além disso, a única vitória do Tricolor por três gols de diferença, placar que lhe garantiria a classificação sem precisar de pênaltis, no ano todo, foi no Campeonato Paulista, em fevereiro, quando fez 4 a 1 no Mirassol no Morumbis.

Por outro lado…

Para não falar que tudo é negativo para o São Paulo, existe uma outra estatística que é altamente positiva para o clube. Em toda a história, o clube nunca caiu para rivais estrangeiros nas quartas de final. Em todas as eliminações nessa fase, o algoz foi brasileiro.

Próximos jogos do São Paulo:

Compartilhe:

Veja também: