O embate político no Ceará ganhou força depois de declarações de Ciro Gomes (PDT) contra lideranças do PT no Estado. O ex-governador insinuou que a prefeita de Crateús, Janaína Farias (PT), estaria ligada a um suposto esquema de exploração sexual.
Ele também apontou o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, como envolvidos no esquema. As declarações foram feitas durante um evento na sexta-feira 15, para celebrar o aniversário do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, afirmou que “as delegacias de educação estão loteadas pelo senhor da cueca, que também quer ser senador do Ceará”, em referência indireta a Guimarães, e elevou o tom contra Santana e Janaína.
“Também, pudera, a pessoa que recrutava moças pobres, de boa aparência, para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana virou senadora do Ceará”, disse Ciro. “Agora é prefeita num município do Ceará. E isso é um desafio para o qual os meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar? Eu vou encarar.”
⏯️ Ciro ataca petistas e diz que prefeita usa “moças para serviço sexual”
Nas redes sociais, a prefeita de Crateús negou a acusação de Ciro Gomes e disse que se sentiu covardemente atacada
Leia: https://t.co/QGLs9OxTCL pic.twitter.com/XdsVODnCO6
— Metrópoles (@Metropoles) August 18, 2025
Reações às declarações de Ciro Gomes


Janaína Farias, que atuou como suplente de Camilo Santana no Senado e foi assessora especial do ex-governador, reagiu afirmando ter sido “atacada covardemente” e classificou Ciro como alguém “por agredir moralmente as pessoas e, principalmente, as mulheres”. Ela ainda acrescentou que Ciro é “um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente”.
A prefeita também destacou sua trajetória no Executivo estadual e seu trabalho no Ministério da Educação, além de afirmar que, em 17 anos atuando com Santana, presenciou “um homem de coração enorme, que sempre cuidou bem do povo e que só pensa em ajudar”.
Até o momento, Camilo Santana não se pronunciou sobre as falas de Ciro Gomes. O futuro político de Ciro permanece indefinido, e ele declarou a jornalistas que está aberto a “qualquer desafio” na oposição, sem confirmar candidatura específica para o próximo ano.
Rumores sobre futuro político
No mês de maio, Ciro esteve na Assembleia Legislativa do Ceará com deputados do PL e União Brasil, admitiu a possibilidade de disputar novamente o governo estadual e apoiou Roberto Cláudio como nome do grupo para o Palácio da Abolição. Também anunciou apoio ao deputado Alcides Fernandes (PL) para o Senado.
Nos bastidores do PDT, a possibilidade de saída de Ciro é vista como iminente, com convites do União Brasil e do PSDB, partido que discute fusão com o Podemos. O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) defende a entrada de Ciro nos tucanos, mas há resistências regionais, pois o Podemos no Ceará é liderado por Bismarck Maia.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Aliados de Ciro já enfrentam críticas internas no PDT, com parte da liderança defendendo a permanência do grupo, sobretudo depois do partido ter apoiado Ciro no racha com Cid Gomes (PDT-CE) no final de 2023. O distanciamento entre os irmãos veio após divergências sobre alianças com o PT: Cid seguiu para a base do governo federal, enquanto Ciro manteve oposição aberta em nível estadual e nacional.