O Manchester City nem precisou de um dia tão inspirado assim de Erling Haaland para engatar a terceira partida sem perder na Premier League. Mas a sorte de Pep Guardiola é que, mesmo em um dia de pouco brilho, o artilheiro é capaz de marcar dois gols nos acréscimos e completar uma goleada por 5 a 1 sobre o Burnley, neste sábado (27), no Etihad Stadium.
Haaland não havia acertado nenhuma finalização até os 45 minutos do segundo tempo, até completar de primeira um cruzamento de Jéremy Doky e depois receber em velocidade para parar na rede adversária só 180 segundos depois. Ele agora soma sete gols e lidera a artilharia do Campeonato Inglês com folga.
Além do artilheiro, quem também brilhou foi Matheus Nunes. Cada vez mais efetivado como lateral, o antigo meio-campista marcou o segundo gol do City e deu assistência para Oscar Bobb completar na sequência, em dois lances no segundo tempo.
Agora, os antigos campeões melhoram um pouco a situação na tabela da Premier League e sobem para dez pontos, mesma pontuação de Arsenal e Tottenham, mas que ainda jogam na rodada. Somando todas as competições, são quatro vitórias nos últimos cinco jogos.
Já o Burnley emplaca mais uma derrota na temporada, a quarta em seis rodadas. O time de Scott Parker tem apenas quatro pontos e aparece momentaneamente na 17ª posição, mas pode cair para a vice-lanterna caso Aston Villa e West Ham vençam no decorrer da rodada.
O jogo
O confronto começou até que fácil para o City, que impôs um ritmo forte, sobretudo pelo lado esquerdo, e foi recompensado. Jéremy Doku invadiu a área driblando, chutou para boa defesa de Dubravka, mas Esteve jogou contra a própria rede, de canela.
Estar à frente do placar rendeu tranquilidade ao City, que seguiu criando, mas sem uma chance tão clara assim. O Burnley passou a se sentir à vontade e empatou na única chegada: Jaidon Anthony recebeu na área, bateu e contou com desvio de Rùben Dias para vencer Donnarumma.
A etapa final começou com o mesmo ritmo até o City encontrar uma maneira de destravar a defesa. Conseguiu após cruzamento no alto, em que Haaland ganhou de cabeça, Matheus Nunes ajeitou e soltou um foguete para as redes. Logo na sequência, o camisa 27 cruzou rasteiro para Oscar Bobb apenas desviar.
Depois, foi a vez do recital de Haaland. Primeiro o camisa 9 completou cruzamento de Doku, em mais uma partida inspirada, e depois arrancou em velocidade, com a defesa rival totalmente aberta, para fechar a conta no Etihad Stadium.