O instituto Real Time Big Data divulgou, nesta segunda-feira, 18, os resultados de uma pesquisa sobre as intenções de voto para o governo de Minas Gerais em 2026. O senador Cleitinho (Republicanos) aparece com vantagem expressiva nos cinco cenários analisados.
Entre 11 e 13 de agosto, o instituto entrevistou 1.500 pessoas, em 51 cidades do Estado. O estudo apresenta margem de erro de 3 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%, segundo o instituto.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No cenário inicial, Cleitinho lidera com 42%, enquanto o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) registra 17%. Mateus Simões (Novo), atual vice-governador, aparece com 8%. Brancos e nulos atingem 15%, e 18% preferiram não responder ou não souberam.
Em outra hipótese, Cleitinho atinge 43%. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e Simões permanecem empatados em 11%. Votos brancos e nulos somam 16%, e 19% não responderam ou não souberam opinar.


Sem Cleitinho, Aécio Neves e Rodrigo Pacheco disputam a liderança
Na terceira simulação, sem Cleitinho, Aécio Neves (PSDB), deputado federal e ex-governador, chega a 22%, seguido de Rodrigo Pacheco com 21%. Simões obtém 12%. Brancos e nulos totalizam 19% e 26% não souberam ou não quiseram responder.
Na quarta alternativa, Alexandre Kalil (Republicanos), ex-prefeito de Belo Horizonte, lidera com 26% diante de 19% de Pacheco. Simões soma 10%. Brancos e nulos ficam em 16%, e 29% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
O quinto cenário apresenta disputa entre Pacheco e Simões. O ex-presidente do Senado aparece com 31% das intenções de voto, contra 15% do vice-governador. Brancos e nulo representam 20%, e 34% não souberam ou não responderam.