Esta terça-feira (1º) será marcada por contrastes extremos no Brasil, com frio intenso e geadas no Sul, temporais no Nordeste e Norte, além de tempo instável no Sudeste, de acordo com a previsão do tempo elaborada pelos meteorologistas da Climatempo.
A massa de ar polar mantém temperaturas baixas em várias regiões, enquanto pancadas de chuva fortes avançam sobre cidades litorâneas, exigindo atenção redobrada da população.
Confira como ficam as condições em todas as regiões do país.
Sul: geada pode atingir os três estados
A massa de ar polar segue ganhando força e mantém o tempo firme em grande parte da região Sul. Segundo a Climatempo, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a maior parte do Paraná terão um dia de sol, sem previsão de chuva. Entretanto, nas áreas do norte e nordeste paranaense, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, com fraca a moderada intensidade ao longo do dia, devido à circulação do mar para o continente. Há previsão de geada na faixa oeste, sudoeste e sul do Paraná, e em todo o território de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
As rajadas de vento sopram entre 51 e 70 km/h no litoral do Rio Grande do Sul. No litoral catarinense, há previsão de ressaca entre Laguna e Florianópolis, com ondas de até 3,5 m.
Sudeste: tempo instável e frio em São Paulo e no Rio de Janeiro
O avanço da frente fria sobre o oceano favorece a formação de nuvens carregadas no leste e litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nessas áreas, a meteorologia prevês pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã, com moderada a forte intensidade, e alerta para temporais na região central paulista.
No litoral capixaba, a entrada de ventos úmidos mantém a possibilidade de chuvas fracas a moderadas. Já em Minas Gerais, o tempo firme predomina. A Climatempo chama atenção para a umidade relativa do ar, que ficará abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia na faixa noroeste de São Paulo.
Centro-Oeste: ar frio mantém temperaturas baixas em MT e MS
O mês começa mais seco e ensolarado na região. As temperaturas permanecem mais baixas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, devido à atuação da massa de ar frio. Em Goiás e no Distrito Federal, o dia segue com sol forte e temperaturas elevadas à tarde. Destaque para a faixa nordeste de Mato Grosso e o norte de Goiás, onde a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30%.
Nordeste: temporais atingem área do litoral
Os ventos úmidos do oceano espalham instabilidades por boa parte da região. Pancadas de chuva ganham força, principalmente no Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Há alerta de temporal no litoral de Pernambuco.
No restante da região, a Climatempo indica que a chuva deve chegar com moderada a forte intensidade. No interior nordestino, o tempo permanece seco, com umidade relativa do ar ficando abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
Norte: atenção para chuva de forte intensidade
A chuva chega na forma de pancadas com moderada a forte intensidade entre o oeste do Acre, centro-norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá. Para o restante das regiões, o sol predomina ao longo do dia, sem chuva.