Nesta quarta-feira (2), 16 seleções, divididas em quatro grupos, iniciam a corrida pelo título da Eurocopa Feminina 2025. Com a Suíça como sede, a 14ª edição do torneio terá uma premiação maior, recorde de ingressos vendidos e pode ser decisiva na briga pela Bola de Ouro.
O grupo A abre o torneio, com a primeira partida sendo disputada entre Islândia e Finlândia. Na sequência, a dona da casa, Suíça, estreia contra a Noruega. A ex-treinadora da Seleção Brasileira, a sueca Pia Sundhage, vai comandar a equipe anfitriã na disputa da competição.

No grupo B, a atual campeã mundial, Espanha, desponta como a grande favorita da chave, que ainda conta com Itália, Bélgica e Portugal. No grupo C tem a Alemanha, maior vencedora da Euro com oito títulos, dividindo espaço com a Suécia, campeã na primeira edição do torneio, a Dinamarca, vice em 2017, e a estreante Polônia.
O grupo D é considerado o mais difícil, com a atual campeã Inglaterra, a Holanda, vencedora em 2017, França e o País de Gales, em sua primeira participação no torneio.

A Euro Feminina 2025 terá uma premiação recorde: 41 milhões de euros. O valor atual representa 156% a mais do que na edição anterior, em 2022, de 16 milhões de euros. Cada seleção receberá 1,8 milhão de euros fixos pela participação no torneio, além de bônus por desempenho durante a competição, que somados podem render até 5,1 milhões de euros, mais do que o dobro da edição passada.
A atual edição também já superou a Euro passada em número de ingressos. Antes mesmo do torneio começar na Suíça, mais de 600 mil ingressos já foram vendidos, segundo a UEFA, ultrapassando os mais de 574 mil bilhetes comprados em 2022. Além disso, 22 dos 31 jogos em 2025 terão capacidade máxima.
Leia também


O torneio também pode ser decisivo na briga pela Bola de Ouro Feminina desta temporada. Alexia Putellas e Aitana Bonmatí, companheiras de Barcelona, seleção espanhola e vencedoras do prêmio por duas vezes cada, são as favoritas. A espanhola Mariona Caldentey e a inglesa Alessia Russo, campeãs da Champions League Feminina também aparecem na corrida pela honraria.
