Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com 23 equipes, Circuito Paranaense de Handebol de Praia inicia temporada 2025 em Matinhos | Correio dos Campos

COM ASSESSORIAS – A temporada 2025 do Circuito Paranaense de Handebol de Praia começou neste fim de semana na praia de Matinhos, no litoral do estado. Considerado atualmente o maior campeonato da modalidade do Brasil em número de atletas participantes, o Circuito tem início com a presença de 23 equipes distribuídas entre as categorias adulta e juventude, masculina e feminina.

A competição é organizada pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) e integra os Jogos de Aventura e Natureza, promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de unir a prática de esportes em contato com a natureza, incentivando o turismo e movimentando a economia local, especialmente em períodos de baixa temporada. “A parceria com os Jogos de Aventura e Natureza é essencial para ampliarmos o alcance do handebol de praia. Essa integração permite levar o esporte a novas regiões e atrair ainda mais atletas e público, fortalecendo a base e fomentando o alto rendimento”, destaca o coordenador da competição, Pedro Pinheiro.

No adulto feminino, oito seleções disputam a etapa de abertura. O Grupo A reúne as atuais campeãs AHPA/Sespor/Sicoob/Paranaguá além da Asahp/Paranavaí, Antonina Handbeach e Telêmaco Borba Handebol. Já o Grupo B é formado por Ubiratã Handbeach, Cobra Handbeach/ACH/Cascavel, AMH/Capitão Handbeach e Alvorada do Sul.

No masculino, nove times estão divididos em dois grupos. O Grupo A tem os campeões AHPA/Sespor/Sicoob/Paranaguá, Antonina, Cobra e o elenco juvenil da AHPA. No Grupo B jogam São Miguel do Iguaçu, Asahp/Paranavaí, São Miguel B, Entre Rios do Oeste e Telêmaco Borba. A programação completa pode ser conferida clicando AQUI.

Entre os jovens, a categoria juventude feminina conta com AHPA/Sespor/Sicoob/Paranaguá e Antonina Handbeach. No masculino, disputam AHPA/Sespor/Sicoob/Paranaguá, Antonina, São Miguel B e Telêmaco Borba. “É impressionante ver o quanto essa competição cresceu nos últimos anos. Hoje, o Circuito Paranaense é o maior do Brasil em número de atletas no handebol de praia, e isso é fruto de muito trabalho, parcerias sólidas e do envolvimento dos municípios”, ressalta o presidente da LHPR, Roberto Ferreira Niero (Pimpão), enfatizando: “O apoio do Governo do Paraná e dos Jogos de Aventura e Natureza tem sido fundamental nesse processo.”

A estrutura montada em Matinhos também chama a atenção pelo cuidado com o bem-estar dos atletas, a integração com a comunidade local e a valorização do esporte como ferramenta de inclusão. “Nossa missão vai além da competição. Estamos construindo oportunidades para os jovens, promovendo saúde e turismo e posicionando o Paraná como referência no handebol de praia brasileiro”, salienta Pedro Pinheiro.

Sistema de disputa e pontuação

A competição, que acontece neste sábado (12) e domingo (13), adota o sistema de rodízio em turno único, em que cada vitória vale um ponto. Em caso de empate, critérios como confronto direto, média de sets e gols, e até sorteio, definem a classificação das equipes dentro dos grupos.

O Circuito terá três etapas ao longo do ano, com pontuações progressivas para cada colocação, sendo que a última fase distribui pontuação em dobro. As oito ou 10 melhores equipes por naipe ao longo da temporada garantirão vaga na etapa final. Ao fim do calendário, os campeões gerais das categorias livre e juventude, nos naipes masculino e feminino, receberão o troféu de campeão geral de 2025.

A 2ª etapa acontece entre os dias 29 e 31 de agosto, em Paranavaí; e a 3ª etapa está prevista para ser realizada de 24 a 26 de outubro, em Ribeirão Claro.

Apoio

A competição conta com o apoio do Governo do Paraná, Copel, Sanepar, Select, Itaipu Binacional e Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH).

Compartilhe:

Veja também: